• Carregando...

Cabo Canaveral, Flórida - O banheiro da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) quebrou ontem e apresenta vazamentos. Atualmente, a ISS abriga 13 astronautas: cinco tripulantes e sete astronautas americanos do ônibus espacial Endeavour, que chegaram à estação no sábado.

O Controle da Missão do Endeavour aconselhou os astronautas a colocar o aviso "fora de uso" na porta do banheiro até que o problema seja solucionado. O trabalho de reparo está sendo feito pelo astronauta belga Frank De Winne.

O diretor de voo da Nasa, agência aeroespacial norte-americana, Brian Smith, recusou-se a especular se o problema no banheiro foi provocado por excesso de uso. "Nós ainda não sabemos qual é a extensão do problema", disse Smith.

Smith afirma que a situação não é de emergência, pelo menos por enquanto. Mas disse que, se o banheiro ficar fora de uso por vários dias, "então nós vamos analisar novamente o problema e ver como vamos enfrentá-lo".

Economia de água

Nesta missão do Endeavour, a Nasa recomendou que pelo menos quatro dos sete astronautas do ônibus espacial usassem o banheiro da ISS, para economizar água.

O banheiro interditado fica perto do novo laboratório japonês. Os equipamentos sofisticados do laboratório japonês, que custam milhões, poderão ser danificados ser forem molhados.

Segundo Smith, mesmo sem banheiro, os astronautas têm outras opções, como usar sacos coletores de urina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]