• Carregando...
Foto da Terra tirada pelo satélite Suomi NPP, que recebeu este nome em homenagem ao "o pai do satélite meteorológico", Verner Suomi | Reuters/Nasa
Foto da Terra tirada pelo satélite Suomi NPP, que recebeu este nome em homenagem ao "o pai do satélite meteorológico", Verner Suomi| Foto: Reuters/Nasa

A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quarta-feira (25) que batizou um satélite meteorológico em órbita com o nome de Verner Suomi, um dos cientistas pioneiros no desenvolvimento de sondas para análise do clima terrestre.

Falecido em 1995, o meteorologista da Universidade de Wisconsin, conhecido como "o pai do satélite meteorológico", dá nome a um projeto espacial que até agora era conhecido pela referência técnica de "Projeto Nacional de Satélite Ambiental Polar-Orbital" ou NPP (na sigla em inglês).

O satélite, que passa a se chamar Suomi NPP, foi lançado no dia 28 de outubro de 2011 da base californiana de Vandenberg com o intuito de melhorar os prognósticos meteorológicos de curto prazo e aumentar o entendimento da mudança climática.

A decisão de rebatizar o satélite foi tomada na terça-feira (24), no encontro anual da Sociedade Meteorológica dos Estados Unidos, em Nova Orleans.

"As contribuições científicas e em engenharia de Verner Suomi foram fundamentais para nossa capacidade atual de saber mais sobre o clima da Terra a partir do espaço", destacou em comunicado John Grunsfeld, administrador associado da Nasa em Washington.

Suomi NPP, que ainda está em etapa de comprovação de sistemas, é um avanço na tecnologia de satélites meteorológicos, que estão há mais de 40 anos observando as mudanças atmosféricas e climáticas.

A missão, um projeto conjunto da Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) e do Departamento de Defesa, permite previsões mais confiáveis sobre as condições climáticas, o estado dos oceanos e a análise da biosfera terrestre.

Pioneirismo

Vernes Suomi foi pioneiro, em 1959, no desenvolvimento de satélites de órbita polar (norte-sul), e, nos anos 1960, do uso de sondas geoestacionárias com órbitas fixas em um ponto da Terra.

Em sua carreira, Suomi participou também no projeto de missões de sondas enviadas a Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e recebeu a Medalha Nacional da Ciência em 1977.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]