• Carregando...
Símbolos, como este quadrado com linhas transversais, podem ser vistos do céu | /Nasa
Símbolos, como este quadrado com linhas transversais, podem ser vistos do céu| Foto: /Nasa

A agência espacial norte-americana, a Nasa, deu um novo gás à busca de respostas para um mistério que intriga cientistas do mundo todo desde 2007: por que humanos construíram geoglifos (símbolos desenhados no solo) gigantescos há milhares de anos em uma região do Cazaquistão?

Cientistas vão “escanear” pirâmides egípcias para solucionar mistérios

Os segredos ainda não revelados das pirâmides egípcias podem estar com os dias contados, e graças à tecnologia.

Leia a matéria completa

Na última semana, a agência divulgou as primeiras imagens oficiais da estrutura -- captadas por satélite. Os símbolos podem ser vistos do espaço e são feitos de formações de montes e valas. De acordo com a Nasa, são figuras gemétricas, como quadrados, cruzes, linhas e anéis do tamanho de vários campos de futebol. Uma delas lembra uma suástica (símbolo associado ao nazismo, mas que é usado desde a antiguidade).

A primeira vez que os geoglifos cazaques foram observados foi em 2007, por um arqueólogo amador chamado Dmitriy Dey, mas só agora despertaram de fato o interesse dos cienstisas. As imagens divulgadas pela Nasa foram captadas a 692 quilômetros de altura e mostram certo comprometimento da agência com a busca de resposta par este mistério. “Nunca vi nada como isto”, disse Compton J. Tucker, um dos cientistas que coordenam a análise das imagens, ao The New York Times. Ele aponta que a agência irá “mapear toda a região”.

“Eu não acho que foram criados para serem vistos do céu”, especula Dey, que integra uma equipe que analisa a estrutura. Ele aponta a teoria de que a estrutura tenha sido criada para observar o movimento do sol -- por isso o alinhamento.

De acordo com estudos conduzidos pelo descobridor dos geoglifos, eles podem ter sido criados pela a cultura Mahandzhar, que floresceu na região entre 7000 aC e 5.000 aC, mas os cientistas não estão certos sobre isso. Em termos de comparação, os geoglifos mais conhecidos hoje, as linhas de Nazca, no Peru que, foram criadas há aproximadamente 1500 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]