• Carregando...

Perdida há mais de uma década, a sonda espacial britânica Beagle 2 foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita em torno do planeta vermelho, informou nesta sexta-feira a agência espacial do Reino Unido.

Em um comunicado, a agência afirmou que Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década".

A descoberta demonstra que o projeto da sonda funcionou, já que ela pousou "com êxito em Marte no Natal de 2003. A nave foi batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.

Para que pudesse entrar em funcionamento, Beagle 2 precisava se implantar completamente após a aterrissagen, uma vez que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que transmitiria os dados e receberia os comandos da Terra.

"Infelizmente, devido à implantação parcial, não será possível ressuscitar a Beagle 2 e recuperar os dados", lamentou a agência.

A nave foi uma ambiciosa colaboração entre a indústria, as universidades britânicas e a Agência Espacial Europeia. Foi a ideia de Colin Pillinger - que levantou dinheiro para o projeto através de campanhas promocionais. Pillinger morreu em maio do ano passado. Muitos dos envolvidos na missão lamentaram que ele não viveu para ver a sonda ser encontrada.

O diretor deste organismo europeu, Jean-Jacques Dordain, comemorou a descoberta:

"O que foi encarado há 11 anos como um fracasso por fim não foi um fracasso total. Ao menos houve uma aterrissagem em Marte."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]