• Carregando...

Meio milhão de moedas de prata e centenas de moedas de ouro foram recuperadas dos destroços de um navio da era colonial no Atlântico, na maior descoberta do gênero, informou na sexta-feira a empresa Odyssey Marine Exploration.

Os artefatos, que incluem 17 toneladas de moedas de prata e de ouro, foram legalmente importados para os Estados Unidos, disse a empresa em comunicado.

Os artefatos estão sendo examinados e cuidados por especialistas em um local desconhecido, afirmou o comunicado, acrescentando que cerca de 6 mil moedas estão em excelentes condições.

"As moedas de ouro estão quase todas em um estado deslumbrante", disse o co-fundador da Odyssey, Greg Stemm.

A Odyssey, listada na bolsa de valores, não quis dar mais nenhum detalhe sobre a localização do navio ou o local de origem das moedas.

As ações da empresa subiam 57 por cento, de 2,64 dólares para 7,24 dólares, nesta sexta-feira, chegando anteriormente a alcançar o patamar de 7,50 dólares.

A companhia utilizou protocolos arqueológicos e recuperou a bolada usando tecnologia robótica avançada.

"Nossa pesquisa sugere que há um grande número de navios do período colonial que naufragaram e se perderam na área onde está o local da descoberta, por isso estamos sendo muito cuidadosos quanto às especulações e quanto à possível identidade do navio naufragado", disse John Morris, co-fundador e presidente-executivo da Odyssey.

"Nós estamos tratando esse local com extrema delicadeza e o trabalho arqueológico feito por nossa equipe lá fora é incomparável. Estamos documentando e gravando inteiramente o local, que acreditamos que terá imenso significado histórico", disse.

Navios naufragados são de grande interesse para arqueólogos marinhos por causa das informações que eles podem obter sobre navegação, guerras e vida social do período em que as embarcações afundaram. Descobertas de destroços contendo tesouros são raras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]