• Carregando...
Navio-tanque afunda no Porto de Elefsina, a oeste da capital Atenas. O capitão do navio morreu | REUTERS/Yiorgos Karahalis
Navio-tanque afunda no Porto de Elefsina, a oeste da capital Atenas. O capitão do navio morreu| Foto: REUTERS/Yiorgos Karahalis

Um navio-tanque de bandeira grega afundou nesta segunda-feira na Baía de Elefsina, perto de Atenas, com uma carga de 2 mil toneladas de combustível derivado de petróleo e gasóleo, provocando a morte de seu capitão, informou à Agência Efe uma porta-voz da Marinha Mercante.

O "Alpha 1", de bandeira grega, transportava combustível do porto do Pireu a Elefsina, um trajeto de pouco mais de 10 milhas náuticas (aproximadamente 18 quilômetros), quando, por volta das 10h30 local (5h30 do horário Brasília), começou a afundar por razões desconhecidas.

Os navios da guarda-costeira foram mobilizados para o resgate, junto com várias embarcações particulares, e conseguiram tirar do mar dez dos 11 tripulantes do navio.

Segundo mostraram as redes de televisão gregas, apenas alguns metros do casco apareciam na superfície três horas depois, enquanto a embarcação continuava afundando lentamente em águas da baía, onde há uma grande refinaria de petróleo, fábricas e portos de carga.

Aproximadamente cinco horas depois do naufrágio, os mergulhadores da Guarda Litorânea encontraram o corpo do tripulante desaparecido, o capitão da embarcação, informou à Efe a Marinha Mercante.

A companhia que fretou o navio explicou que levava 1,8 mil toneladas de combustível derivado do petróleo e 235 toneladas de gasóleo.

"Por enquanto não há indícios de contaminação marinha, nem de vazamentos de petróleo", afirmou a porta-voz da Marinha Mercante, que acrescentou que a Guarda Litorânea "tomou todas as precauções necessárias" para que não ocorra um vazamento.

No entanto, a fonte explicou que o bombeamento do combustível que o navio levava "será responsabilidade da empresa" que o fretou. EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]