• Carregando...
Homens descansam em mirante de Cabul, capital do Afeganistão.
Homens descansam em mirante de Cabul, capital do Afeganistão.| Foto: AFP

O movimento fundamentalista islâmico Talibã anunciou, nesta quinta-feira (10), que as negociações de paz do grupo com o governo do Afeganistão vão começar no sábado (12), no Catar. “O Emirado Islâmico do Afeganistão gostaria de declarar que está pronto para participar da cerimônia de inauguração das negociações intra-afegãs que serão realizadas no Catar em 12 de setembro”, trouxe o comunicado.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, saudou o início das negociações e disse que elas vão marcar “uma oportunidade histórica para o Afeganistão colocar fim a quatro décadas de guerra e derramamento de sangue”.

“Essa oportunidade não deve ser desperdiçada. Imenso sacrifício e investimento dos EUA, de nossos parceiros e do povo do Afeganistão tornaram esse momento de esperança possível. Peço aos negociadores que demonstrem o pragmatismo, a contenção e a flexibilidade que esse processo exigirá para ter sucesso. O povo do Afeganistão e a comunidade internacional estarão observando de perto”, afirmou Pompeo.

Segundo o palácio presidencial do Afeganistão, o grupo de negociadores do governo, que inclui várias mulheres, vão viajar a Doha na sexta-feira (11) para participar do encontro. Já a equipe de negociação do Talibã é formada por 21 pessoas. O Ministério das Relações Exteriores do Catar também confirmou as negociações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]