• Carregando...

As negociações entre Geórgia e Rússia pareciam à beira do fracasso nesta quarta-feira (15), trazendo de volta à tona as dificuldades que se seguiram ao cessar-fogo que colocou fim à breve guerra travada entre os dois países no início de agosto.

Nesta quarta-feira, uma reunião para tratar o tema foi abruptamente interrompida em Genebra. Porém observadores internacionais minimizaram o problema, alegando que houve apenas uma divergência sobre procedimentos e as conversas seriam retomadas em 18 de novembro.

Elena Ponomareva, porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, disse a jornalistas que ambas as partes deixaram de dialogar.

As conversas tinham o objetivo de discutir vários assuntos, entre eles se os países cumpririam um acordo de cessar-fogo mediado pelo União Européia (UE), o retorno de refugiados e medidas para garantir a proteção aos direitos humanos.

O representante da UE, Pierre Morel, disse que as conversas tiveram "dificuldades" em relação ao "procedimento" a ser seguido. "Eu não acho que nesse momento seja bom entrar em detalhes", desconversou Morel.

Os representantes da Rússia chegaram 50 minutos atrasados para as conversas. Em seguida demonstraram sua objeção pelo fato de representantes das províncias separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul não participarem das negociações. Meia hora depois, quando o encontro passou para um formato que incluía representantes dessas províncias, a delegação georgiana se retirou.

Tbilisi considera as duas regiões integrantes do território da Geórgia. Porém Moscou já reconheceu a independência delas. Inicialmente, a previsão era que as conversas durassem duas semanas. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]