• Carregando...
brexit
Manifestantes anti e pró-brexit agitam bandeiras da UE e do Reino Unido| Foto: Tolga AKMEN/AFP

Negociador do Reino Unido para o Brexit, David Frost afirmou que está "decepcionado" com as conclusões de uma cúpula da União Europeia (UE), realizada nesta quinta-feira (15), sobre as negociações bilaterais. "A UE já não está empenhada em trabalhar 'intensivamente' para chegar a uma futura parceria conforme acordado com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em 3 de outubro", escreveu a autoridade em sua conta oficial no Twitter.

De acordo com Frost, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apresentará nesta sexta-feira (16) as "reações do Reino Unido" ao que foi discutido na reunião do bloco europeu. "Também estou surpreso com a sugestão de que, para se chegar a um acordo, todos os movimentos futuros devem vir do Reino Unido. É uma abordagem incomum para conduzir uma negociação", acrescentou Frost.

Por outro lado, o principal negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, afirmou que continuará negociando um tratado comercial entre as duas partes nas próximas semanas. "Faremos tudo o que for possível para chegar a um acordo, mas não a qualquer preço", disse, durante entrevista coletiva.

Barnier destacou que "há prospectos" para um pacto e afirmou que vai esperar avanços na próxima semana. Ele assegurou que a UE está disposta a fazer esforços para conseguir um entendimento na questão da pesca, um dos principais pontos de impasse. "Se o Reino Unido quiser acesso ao mercado europeu, terá que concordar com igualdade de condições", disse Barnier, que estará em Londres neste fim de semana.

Já o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que também participou da coletiva, se disse "muito preocupado" com a falta de progresso nas negociações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]