• Carregando...

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo (21) que as novas propostas da comunidade internacional para um acordo de paz com a Palestina não atendem as necessidades de segurança do país.

As declarações foram dadas horas antes de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, na qual será apresentado um plano para reiniciar o diálogo com os palestinos.

Netanyahu destacou o ataque registrado neste domingo em Jerusalém Ocidental, no qual um agente da Guarda de Fronteiras de Israel ficou gravemente ferido ao ser esfaqueado por um jovem palestino.

“A necessidade de impedir esses ataques é constante, mas as propostas internacionais que nos são formuladas e que, com efeito, estão tentando nos impor, não refletem a segurança de Israel nem outros interesses nacionais”, afirmou Netanyahu no início da reunião semanal do Conselho de Ministros do país.

Sem mencionar explicitamente a proposta francesa, o chefe do Executivo afirmou que está sendo pressionado para aceitar “fronteiras indefensíveis” enquanto “se ignora” o que está do outro lado. E completou que a única forma de estabelecer um acordo com os palestinos é através de negociações bilaterais.

Netanyanu afirmou que a proposta de Fabius proporcionará cenários similares aos que resultaram na evacuação de Gaza e do sul do Líbano, afirmando que “não permitirá” que isso ocorra mais uma vez.

As declarações do primeiro-ministro coincidiram com a chegada do chanceler francês ao Oriente Médio, onde se reunirá com líderes israelenses e palestinos para mostrar um plano para reiniciar as negociações, chegando a um acordo de paz no prazo de 18 meses.

Fabius, que está a oito meses trabalhando na proposta, será recebido hoje por Netanyahu e pelo presidente de Israel, Reuven Rivlin. Ele também encontrará com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

O objetivo da viagem é reunir apoio das duas partes para uma proposta francesa no Conselho de Segurança da ONU, com a qual se pretende resolver o histórico conflito.

“O reatamento das negociações é importante, pois sem elas não é possível registrarmos avanço rumo à solução dos dois Estados para palestinos e israelenses”, disse Fabius ontem no Egito, em reunião com o ministro das Relações Exteriores do país, Sameh Shukri.

Cairo foi a primeira etapa de um tour relâmpago do chanceler francês, que também visitará a Jordânia neste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]