• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

O novo livro de James Bond, de autoria de William Boyd, "Solo" leva o mais conhecido espião britânico às selvas devastadas pela guerra da África Ocidental e às ruas de Washington na década de 1960, com interlúdios de sexo, bebida, sugestão de tortura homoerótica e outras diversões bondianas familiares. Porém, ao escrever praticamente 50 anos após a morte do criador de Bond, Ian Fleming, Boyd enfrentou perigos contemporâneos.

Entre eles estavam como acalmar os fãs de carteirinha de Bond que suspeitam de qualquer um que mexa com seu adorado personagem. Como satisfazer o espólio de Fleming, que contratou Boyd. E como permanecer fiel a seus padrões enquanto honra o espírito de um autor que não conheceu.

Boyd não é o primeiro a atacar esse tipo de questões. Fleming produziu 14 livros de Bond, mas pelo menos mais 35 foram publicados desde sua morte, por autores como Kingsley Amis e Jeffery Deaver. Além disso, um bom número de continuações, homenagens e novas versões de histórias de autores mortos há muito tempo de repente passaram a encher as estantes.

Neste mês, Sebastian Faulks, que escreveu um livro de James Bond lançado em 2008, está prestes a lançar "Jeeves and the Wedding Bells", uma declaração de amor à prosa refinada e às tramas intrincadas de P. G. Wode­house. No ano que vem, a escritora britânica de mistério Sophie Hannah pretende ressuscitar Hercule Poirot, de Agatha Christie. E Alexander McCall Smith está escrevendo uma versão contemporânea de "Emma", de Jane Austen.

Enquanto isso, a autor irlandês John Banville (sob o pseudônimo Benjamin Black) escreveu um romance de Raymond Chandler a ser publicado em março. E o escritor britânico Anthony Horowitz publicou em 2011 "The House of Silk", história de mistério estrelada por Sherlock Holmes.

O que está havendo?

"Acho que é uma coisa movida pelo leitor", disse Boyd. "Se as pessoas gostam dos personagens e gostam das histórias, querem mais do mesmo."

Elogiada pela crítica, Boyd, que escreveu entre outros "A Good Man in Africa" e "Any Human Heart", afirmou ter aceitado o projeto a convite do espólio de Fleming em parte por causa da liberdade que lhe foi concedida.

"Eu quis escrever um romance de espionagem realista e bruto sobre um ser humano, não algo fantástico ou tolo, com organizações tentando dominar o mundo. Eu queria que ele fosse um homem de 45 anos, vivo e respirando, que parte numa missão real e encontra pessoas reais."

Os espólios de autores que ainda detêm os direitos autorais conseguem bons lucros com o licenciamento para continuações, e podem atrair novos leitores para velhas franquias. Ainda assim, leitores e críticos questionam a validade de tais empreendimentos.

"Nossa civilização ecoa ao som do fundo de barris sendo raspados em escala industrial", escreveu David Mitchell no jornal londrino "The Observer". "Nenhuma franquia deve permanecer inexplorada, nenhum filme sem ser refeito, nenhum seriado de televisão sem ser reimaginado em nosso desespero comercial em evitar o recurso humilhante de tentar pensar numa nova ideia."

Boyd recebeu críticas mistas, talvez porque o James Bond que muitos leitores passaram a esperar não é o de Fleming, mas sua versão cinematográfica.

Boyd deu a Bond um passado na II Guerra Mundial e imaginou que, como ele se tornou órfão aos 11 anos, o espião talvez veja M, seu chefe, como alguma espécie de relação emotiva (unilateral). Ele também descobriu o prazer de Bond em cozinhar e incluiu sua própria receita de molho vinagrete.

Um potencial efeito colateral feliz para escritores de livros do gênero é que isso pode liberá-los, permitindo que retenham sua essência autoral própria enquanto se afastam de si mesmos, ainda que fugazmente.

Porém, Corinne Turner, diretora geral de Ian Fleming Publications, disse que autores da estatura de Boyd e Faulks provavelmente não repetiriam a experiência. "Eles consideram divertido e agradável, mas têm seus próprios livros para escrever."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]