• Carregando...
Regime de Daniel Ortega era um dos 15 estados que reconheciam Taipei
Regime de Daniel Ortega era um dos 15 estados que reconheciam Taipei| Foto: EFE/Jorge Torres

O governo da Nicarágua, que era um aliado de Taiwan, informou nesta quinta-feira (9) que passou a reconhecer a China como um só país.

“O governo da República da Nicarágua declara reconhecer que no mundo só existe uma única China. A República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China, e Taiwan é parte inalienável do território chinês”, anunciou o governo do ditador e ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega.

A Nicarágua era um dos poucos países do mundo que reconheciam Taiwan – agora, apenas 14 estados reconhecem Taipei: Essuatíni, Vaticano, Ilhas Marshall, Nauru, Palau, Tuvalu, Belize, Guatemala, Haiti, Honduras, São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Paraguai.

Desde 1949, quando teve fim a guerra civil chinesa e foi fundada a República Popular da China, Taiwan é administrada separadamente da China continental, mas é considerada por Pequim uma extensão do país a ser reincorporada um dia.

No mês passado, Ortega foi reeleito para seu quinto mandato de cinco anos, o quarto consecutivo, numa eleição condenada pela maior parte da comunidade internacional devido a questões como prisão de opositores e ausência de observadores. Apenas países alinhados ideologicamente ao regime sandinista, como Rússia, Coreia do Norte e Venezuela, parabenizaram o ditador nicaraguense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]