• Carregando...
Cristina Kirchner e Lula, em São Paulo: disputas para exportar mais aumentam com a crise financeira | Paulo Whitaker/Reuters
Cristina Kirchner e Lula, em São Paulo: disputas para exportar mais aumentam com a crise financeira| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Ruralistas bloqueiam estradas

Um mês após o início do diálogo, a relação entre governo e campo voltou nesta semana a se deteriorar na Argentina. Produtores rurais retomaram protestos em estradas e anunciaram ontem locaute de uma semana contra a negativa do governo de baixar impostos sobre exportações de soja.

Leia a matéria completa

São Paulo - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pediu compreensão para os empresários brasileiros ante as medidas tomadas para beneficiar o setor industrial daquele país, embora negue que se tratam de medidas protecionistas.

"Demandamos a compreensão e cooperação nessa missão de reindustrializar a Argentina", disse ontem a presidente durante o discurso de encerramento de seminário empresarial entre Brasil e Argentina na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Desde o início do ano, o governo argentino já adotou uma série de medidas comerciais contra o Brasil. Abriu uma investigação sobre a importação de multiprocessadores de alimentos do Brasil e da China; adotou licenças não automáticas para importação de pneus – produto do qual o Brasil é o principal fornecedor – e passou a controlar as compras externas de produtos da cadeia do alumínio. Mas Kirchner disse não considerar essas medidas como protecionistas.

Sobre as discussões que Brasil e Argentina têm travado em torno de suas políticas comerciais, Kirchner, se dirigindo aos empresários que estavam no local, afirmou: "Duvido que ninguém aqui já tenha discutido com seus sócios sobre qual meio usar para ter mais ganhos".

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essas discussões são normais e ajudam a aproximar ainda mais os dois países. "Isso não é um convento de freiras. São duas nações, com interesses muito objetivos. Essas brigas são a razão para discutir mais, se conhecer melhor", disse. "No comércio, todo mundo quer exportar mais, é normal."

Os principais produtos exportados pelo Brasil para o país vizinho são automóveis, aço, telefones celulares, diesel e autopeças. Já a Argentina exporta principalmente trigo, nafta, veículos de carga, automóveis e autopeças.

* * * * * *

Interatividade

As medidas comerciais adotadas pelo governo argentino para barrar os produtos brasileiros prejudicam o Mercosul?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe o seu comentário abaixo.

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]