• Carregando...
Desmond Tutu: uma vida de luta contra o regime racista do Apartheid.
Desmond Tutu: uma vida de luta contra o regime racista do Apartheid.| Foto: EFE/EPA/NIC BOTHMA

O arcebispo da África do Sul Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1984 por seu ativismo contra o regime racista de segregação do "Apartheid", morreu neste domingo (26) aos 90 anos, na Cidade do Cabo.

Em nota divulgada pelo governo sul-africano, o presidente Cyril Ramaphosa confirmou a morte do respeitado líder religioso anglicano e enviou suas condolências à família Tutu.

"A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de perda na despedida de nossa nação a uma geração de sul-africanos proeminentes que nos legou uma África do Sul libertada", disse o presidente.

Ramaphosa descreveu Tutu como um "patriota incomparável" e um "homem de intelecto extraordinário" que manteve sua integridade na luta contra as "forças do apartheid". Na democracia, Ramaphosa observou que Tutu manteve o "vigor" e a "vigilância" da liderança para responsabilizar as instituições.

A morte também foi confirmada pelo atual arcebispo da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba, que lembrou o Nobel da Paz como alguém que queria que todos os seres humanos vivessem em "liberdade, paz e alegria".

"Em nome da Igreja Anglicana da África do Sul, de toda a comunidade religiosa e, ouso dizer, em nome de milhões (de pessoas) em toda a África do Sul, África e do mundo, envio nossas mais profundas condolências à sua esposa, Nomalizo Leah, seu filho, Trevor Tamsanqa, e suas filhas, Thandeka, Nontombi e Mpho", escreveu Makgoba num comunicado.

"(Tutu) chamou o mal pelo nome onde quer que o visse, não importava quem o cometeu. Ele desafiou os sistemas que degradam a humanidade. Ele poderia desencadear uma fúria justa sobre aqueles - especialmente os poderosos - que infligiram sofrimento (...) Quando os perpetradores do mal experimentavam uma verdadeira mudança de coração, ele seguiu o exemplo de Deus e estava disposto a perdoar", acrescentou.

Prêmio Nobel da Paz de 1984 por sua luta contra a opressão racista brutal do apartheid, Tutu é considerado uma das principais figuras da história contemporânea da África do Sul. Nos últimos anos, ele havia se afastado da vida pública devido à idade avançada e aos problemas de saúde, incluindo o câncer de próstata. Sua última aparição pública foi em breves imagens de vídeo transmitidas em 7 de outubro, data em que comemorou seu 90º aniversário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]