• Carregando...
programa mundial de alimentos nobel paz 2020
Mulheres deslocadas sudanesas buscam suprimentos de ajuda humanitária fornecidos pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU| Foto: Ashraf SHAZLY/AFP

O Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos, da ONU, por "seus esforços para combater a fome, por sua contribuição para a melhoria das condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito", anunciou o comitê norueguês do Nobel nesta sexta-feira (9).

O Programa Mundial de Alimentos é a maior organização humanitária do mundo que atende pessoas em insegurança alimentar. No ano passado, auxiliou quase 100 milhões de pessoas em 88 países, vítimas da fome e da insegurança alimentar grave, muitas vezes em zonas de guerra. O PMA também é a principal ferramenta por meio da qual a ONU busca alcançar suas metas para um desenvolvimento sustentável.

Na pandemia, segundo apontou o comitê norueguês, o Programa Mundial de Alimentos "demonstrou uma capacidade impressionante de intensificar seus esforços", especialmente em países como o Iemen, República Democrática do Congo, Nigéria, Sudão do Sul e Burkina Faso, onde a combinação de conflitos violentos e pandemia levou a um aumento dramático no número de pessoas que vivem à beira da fome.

"O Comitê Norueguês do Nobel deseja enfatizar que fornecer assistência para aumentar a segurança alimentar não apenas previne a fome, mas também pode ajudar a melhorar as perspectivas de estabilidade e paz. O Programa Mundial de Alimentos assumiu a liderança ao combinar trabalho humanitário com esforços de paz por meio de projetos pioneiros na América do Sul, África e Ásia", declarou o comitê à imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]