• Carregando...
Papa Francisco com líderes religiosos na quarta-feira, quando pediu união aos membros de todas as religiões para defender a paz | L´Osservatore Romano/Reuters
Papa Francisco com líderes religiosos na quarta-feira, quando pediu união aos membros de todas as religiões para defender a paz| Foto: L´Osservatore Romano/Reuters

Pedofilia

Padre é expulso da Igreja por abuso sexual de menores

O sacerdote Pere Barceló Rigo, de 60 anos, foi o primeiro espanhol a sofrer a máxima pena eclesial: a proibição total do exercício do sacerdócio e expulsão da Igreja Católica. O antigo padre de Can Picafort e vigário da cidade de Pollença, em Mallorca, estava afastado de suas funções por uma medida cautelar desde 2011. Ontem, ele foi considerado culpado pelo Tribunal Eclesiástico por ter abusado sexualmente de três mulheres na década de 90, quando elas eram menores de idade.

Uma das vítimas detalhou que foi violentada em múltiplas ocasiões ao longo de dois anos, quando tinha 10 e 11 anos. Outras duas mulheres também prestaram queixas contra o religioso. Em paralelo ao julgamento eclesiástico, ele também foi denunciado criminalmente. O processo está sob investigação.

É o primeiro caso no país em que a Igreja aplica a regra chamada de "tolerância zero", imposta pelo papa emérito Bento XVI para atacar os escândalos de pedofilia.

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1980 por sua atuação contra a ditadura militar na Argentina (1976-83), o escritor Adolfo Pérez Esquivel disse ontem que o papa Francisco defende a investigação dos crimes cometidos pelo regime em seu país.

Eles se encontraram no Vaticano dois dias depois da missa inaugural do pontífice, acusado pelo jornal argentino Página/12 de ter colaborado com a repressão em seu país.

Esquivel repetiu que as afirmações são falsas e afirmou que o agora papa não foi cúmplice dos militares e tem compromisso com a bandeira dos direitos humanos.

"O papa não teve nada a ver com a ditadura. Não foi cúmplice, não colaborou com ela. Preferiu uma diplomacia silenciosa, de pedir pelos desaparecidos, pelos presos."

O escritor disse que dirigentes da Igreja colaboraram com a repressão ao denunciar religiosos de esquerda, mas excluiu o novo papa, que era chefe dos jesuítas no país.

Em nota divulgada na Alemanha, Franz Jalics, um dos missionários jesuítas sequestrados por militares na década de 1970, disse ter certeza de que Francisco não colaborou com sua prisão.

"O missionário Orlando Yorio e eu não fomos denunciados pelo padre Bergoglio, hoje papa Francisco. É falso afirmar que nossas prisões foram provocadas por ele", escreveu Jalics.

Lava-Pés

Em mais uma quebra de protocolo, o papa vai celebrar a missa da Quinta-Feira Santa numa casa de detenção de menores em Roma, em vez da Basílica de São João de Latrão.

Ele lavará os pés de 12 jovens, repetindo o gesto de Cristo com os apóstolos. É o que já fazia nesta data na Argentina, como cardeal, quando trocava a igreja por hospitais, prisões e hospícios.

Os papas João Paulo II e Bento XVI visitaram a mesma instituição em outras ocasiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]