• Carregando...
Notáveis da comissão do Nobel de Física anunciam os pesquisadores que venceram o prêmio em 2014 | EFE/Bertil Ericson
Notáveis da comissão do Nobel de Física anunciam os pesquisadores que venceram o prêmio em 2014| Foto: EFE/Bertil Ericson

Confira os prêmios Nobel de 2014

6/10 - Medicina

7/10 - Física

8/10 - Química

9/10 - Literatura

10/10 - Paz

13/10 - Economia

Os japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, este último naturalizado americano, foram agraciados nesta terça-feira (7) com o Prêmio Nobel de Física 2014 pela invenção do diodo emissor de luz (LED, da sigla em inglês) azul, anunciou a Real Academia das Ciências da Suécia.

Segundo o comunicado do comitê, a invenção deste tipo de diodo, um desafio de três décadas, permitiu que fosse desenvolvidas lâmpadas de LED, que vão "iluminar o século XXI". Elas são mais duradouras e mais eficientes do ponto de vista energético.

"Os laureados desse ano com o Nobel são premiados por terem inventado uma nova forma de iluminação, que é eficiente e ambientalmente amigável, o LED azul. No espírito de Alfred Nobel, o prêmio recompensa uma invenção que trará grande benefício à humanidade; usando os LEDs azuis, a luz branca pode ser criada de uma nova forma. Com o advento de lâmpadas de LED, agora nós temos alternativas mais duráveis e eficientes em relação a antigas fontes de iluminação", informou o comitê.

Isamu Akasaki nasceu em 1929 em Chiran, Japão, e fez seu doutorado em 1964 pela Universidade de Nagóia. É catedrático da Universidade Meijo de Nagóia e professor emérito da Universidade de Nagóia.

Hiroshi Amano nasceu em 1960 em Hamamatsu, Japão, e defendeu sua tese de doutorado em 1989 também pela Universidade de Nagóia, onde é catedrático.

Shuji Nakamura nasceu em 1954 em Ikata, Japão, e se tornou doutor em 1994 pela Universidade de Tokushima. Naturalizado americano, é professor na Universidade da Califórnia.

"Quando Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura produziram feixes de luz azul brilhante de seus semicondutores no início dos anos 1990, eles iniciaram uma transformação fundamental na tecnologia de iluminação. Diodos que emitiam luz verde e vermelha existiam há um bom tempo mas, sem a luz azul, lâmpadas LED de luz branca não podiam ser criadas. Apesar de esforços consideráveis, tanto na comunidade científica, quando na indústria, o LED de luz azul permaneceu um desafio por três décadas", segue a nota divulgada com a entrega do prêmio.

"Eles (os ganhadores do Nobel) tiveram sucesso onde todos os outros falharam. Asaki trabalhou junto com Amano na Universidade de Nagóia, enquanto Nakamura estava empregado na Nichia Chemicals, uma pequena companhia em Tokushima. Suas invenções foram revolucionárias. As lâmpadas incandescentes iluminaram o século XX, mas o século XXI será iluminado por lâmpadas LED", complementa o texto.

Em 2013, os ganhadores do Nobel de Física foram o cientista belga François Englert e o britânico Peter Higgs pela descoberta da partícula subatômica conhecida como Bóson de Higgs.

Nobel é entregue em seis categorias

A atual edição do Prêmio Nobel começou na segunda-feira (6) com a concessão do prêmio de Medicina para o americano John O'Keefe e o casal norueguês May-Britt Moser e Edvard Moser, pela descoberta das "células que constituem o sistema de posicionamento do cérebro".

Segundo o comitê, os premiados descobriram o "GPS interno" do cérebro que possibilita a orientação no espaço.

Na quarta-feira (8), serão divulgados os ganhadores do Nobel de Química, na quinta-feira (9) o de Literatura, na sexta-feira (10) o da Paz e na segunda-feira (13) o de Economia.

Além do reconhecimento por seus trabalhos, os premiados em cada categoria receberão 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).

A entrega dos prêmios será realizada, como estabelece a tradição, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em Estocolmo, para os vencedores das categorias Medicina, Física, Química, Literatura e Economia. O Nobel da Paz será entregue no mesmo dia, mas em Oslo, na Noruega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]