• Carregando...
O romancista Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2021
O romancista Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2021| Foto: Niklas Elmehed / Nobel Prize Outreach.
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

O Prêmio Nobel de Literatura de 2021 foi concedido nesta quinta-feira ao escritor Abdulrazak Gurnah, nascido em Zanzibar (Tanzânia), autor de dez romances e vários contos sobre refugiados.

A escolha foi feita por "sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no abismo entre culturas e continentes", anunciou a Academia Real de Ciências da Suécia.

Abdulrazak Gurnah nasceu em Zanzibar, em 1948, e chegou à Inglaterra como refugiado na década de 1960. Ele começou a escrever aos 21 anos, como refugiado. Embora o seu idioma natal seja o suaíli, o autor escreveu suas obras em inglês.

"No tratamento dado por Abdulrazak Gurnah à experiência dos refugiados, o foco está na identidade e na autoimagem. Os personagens se encontram em um hiato entre culturas e continentes, entre uma vida que existia e uma vida emergente; é um estado inseguro que nunca pode ser resolvido", diz a Academia em comunicado.

Entre os seus livros estão "Memory of Departure", "Pilgrims Way" e "Dottie", que abordam a vida de imigrantes no Reino Unido; "Paradise", que conta a história de crescimento de um jovem herói e oferece uma descrição detalhada do colonização de países da África Oriental no fim do século 19; e "Admiring Silence", sobre um jovem que deixa Zanzibar para ir para a Inglaterra, onde se casa e se torna um professor.

Até a sua recente aposentadoria, Gurnah foi professor de Literaturas Inglesa e Pós-colonial na Universidade de Kent, Reino Unido. Ele é o quinto africano a vencer um Nobel de Literatura, e o primeiro laureado do continente africano em quase duas décadas.

Quem são os vencedores do Prêmio Nobel 2021

O Nobel de Química deste ano foi para Benjamin List e David W. C. MacMillan, cientistas que desenvolveram uma ferramenta para a construção de moléculas que levou a avanços a indústria farmacêutica e à criação de compostos mais "verdes".

O Prêmio Nobel de Física foi anunciado na terça-feira, para Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. O Comitê disse que o trabalho deles é essencial para a compreensão das mudanças do clima na Terra e sobre como a humanidade influencia essas mudanças.

Na segunda-feira, o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido a David Julius e Ardem Patapoutian, por seus estudos sobre como o corpo humano percebe calor e toque, que levaram ao desenvolvimento de analgésicos.

Outros vencedores do Prêmio Nobel 2021 serão anunciados nos próximos dias. Veja o cronograma:

  • Sexta-feira (8): Paz
  • Segunda-feira (11): Economia
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]