• Carregando...
Thomas Perlmann, secretário do Comitê do Nobel, anuncia os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 2021, no Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, 4 de outubro
Thomas Perlmann, secretário do Comitê do Nobel, anuncia os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 2021, no Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, 4 de outubro| Foto: EFE/EPA/Jessica Gow / POOL

O Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2021 foi concedido a dois cientistas dos Estados Unidos por suas descobertas sobre receptores de temperatura e tato, anunciou a Academia Real de Ciências da Suécia nesta segunda-feira (4).

David Julius, fisiologista da Universidade da Califórnia em San Francisco, e o neurocientista Ardem Patapoutian, pesquisador do Scripps Research em La Jolla, Califórnia, dividem o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões).

"Nossa capacidade de sentir calor, frio e toque é essencial para a sobrevivência e fundamenta nossas interações com o mundo ao nosso redor", explicou a Academia ao anunciar os vencedores. "Em nossa vida diária, consideramos essas sensações naturais, mas como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano".

David Julius usou a capsaicina, um composto presente nas pimentas, que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.

Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.

Thomas Perlmann, secretário do Comitê do Prêmio Nobel, disse que a descoberta "revela os segredos da natureza [...] explica em nível molecular como esses estímulos são convertidos em sinais nervosos. É uma descoberta profunda e importante".

A cerimônia do Prêmio Nobel deste ano terá eventos presenciais e virtuais, devido à pandemia de Covid-19. Os laureados receberão as suas medalhas e diplomas nos seus próprios países em dezembro, anunciou a organização.

Os prêmios serão anunciados a cada dia de semana até a próxima segunda-feira (11). Veja o cronograma:

  • Terça-feira (5): Física
  • Quarta-feira (6): Química
  • Quinta-feira (7): Literatura
  • Sexta-feira (8): Paz
  • Segunda-feira (11): Economia
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]