• Carregando...
Reprodução da estrutura do DNA durante anúncio do Nobel de Química, nesta quarta-feira (7) | TT NEWS AGENCY/REUTERS
Reprodução da estrutura do DNA durante anúncio do Nobel de Química, nesta quarta-feira (7)| Foto: TT NEWS AGENCY/REUTERS

O Prêmio Nobel de Química de 2015 foi concedido ao sueco Tomas Lindahl, ao americano Paul Modrich e ao turco Aziz Sancar por estudos sobre o mecanismo de reparo do DNA. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Tratamentos contra doenças parasitárias levam Nobel de Medicina

Prêmio foi dividido entre remédio contra infecção causada por lombrigas e tratamento contra malária

Leia a matéria completa

A radiação UV, os radicais livres e outras substâncias cancerígenas atacam nosso DNA todos os dias. Mas a molécula de DNA permanece estável mesmo com todos esses ataques externos.

O trabalho dos cientistas forneceu conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento de uma célula viva e é, por, exemplo, usado no desenvolvimento de novos tratamentos para o câncer.

Os cientistas dividirão um prêmio de 8 milhões de coroas suecas, que equivalem a R$ 3,8 milhões. O dinheiro provém de um fundo deixado pelo patrono do prêmio, Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite. Os prêmios são distribuídos desde 1901.

Cientistas que descobriram a massa de neutrinos levam Nobel de Física

O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur B. McDonald ganharam o prêmio Nobel de Física de 2015 pela descoberta de que neutrinos possuem massa, informou a organização responsável pela premiação nesta terça-feira (6).

Leia a matéria completa

Na segunda-feira (5), foi concedido o Prêmio Nobel da Medicina ou Fisiologia. O irlandês William Campbell e o japonês Satoshi Omura foram premiados por criarem novas terapias contra verminoses; a chinesa Youyou Tu, por seu trabalho contra a malária.

Nesta terça-feira (6), foi concedido o Prêmio Nobel de Física. O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur McDonald mostraram que o neutrino tem massa, ao contrário do que se acreditava por muitos anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]