• Carregando...
Vencedores do Nobel de Medicina 2019
No painel, os ganhadores do prêmio Nobel de Medicina: Gregg Semenza, Peter Ratcliffe e William Kaelin| Foto: Jonathan NACKSTRAND/AFP

O Prêmio Nobel de Medicina de 2019 foi concedido em conjunto aos americanos William G. Kaelin Jr e Gregg L. Semenza e ao britânico Sir Peter J. Ratcliffe "por suas descobertas de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio". O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo instituto Karolinska, encarregado de escolher os vencedores.

"A importância fundamental do oxigênio é conhecida há séculos, mas a maneira pela qual as células se adaptam aos níveis de oxigênio permanece desconhecida", afirmou a organização. Portanto, o prêmio recompensou o trabalho que revela os "mecanismos moleculares subjacentes à forma como as células se adaptam às variações no suprimento de oxigênio". A organização salientou ainda que o as descobertas feitas pelos ganhadores deste ano "abriram caminho para prometer novas estratégias para combater a anemia, o câncer e muitas outras doenças".

Os principais estudos que renderam a distinção aos três pesquisadores foram publicados entre 1991 e 2001 em três periódicos especializados: Proceedings of the National Academy of Sciences, Science e Nature.

Os pesquisadores

William G. Kaelin Jr.: nasceu em 1957 em Nova York. Especializou-se em medicina interna e oncologia na Johns Hopkins University, em Baltimore, e no Dana-Farber Cancer Institute, em Boston. Estabeleceu seu próprio laboratório de pesquisa no Dana-Farber Cancer Institute e tornou-se professor titular da Harvard Medical School em 2002. Ele é pesquisador do Howard Hughes Medical Institute desde 1998.

Sir Peter J. Ratcliffe: nasceu em 1954 em Lancashire, Reino Unido. Estudou medicina no Gonville e no Caius College na Universidade de Cambridge e fez seu treinamento especializado em nefrologia em Oxford. Estabeleceu um grupo de pesquisa independente na Universidade de Oxford e tornou-se professor titular em 1996. Ele é diretor de pesquisa clínica do Francis Crick Institute, em Londres, diretor do Target Discovery Institute em Oxford e membro do Ludwig Institute for Cancer Research.

Gregg L. Semenza: nasceu em 1956 em Nova York. Formado em biologia, com especialização (PhD em Medicina) em pediatria na Duke University, Durham. Fez pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, Baltimore, onde também estabeleceu um grupo de pesquisa independente. Se tornou professor titular da Universidade Johns Hopkins em 1999 e desde 2003 é diretor do Programa de Pesquisa Vascular do Instituto Johns Hopkins de Engenharia Celular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]