• Carregando...
Meteoros na grande maioria dos casos queimam na alta atmosfera e não chegam a atingir a superfície. Quando eles queimam no céu deixam um rastro colorido e são chamados de “estrelas cadentes" | DIvulgação
Meteoros na grande maioria dos casos queimam na alta atmosfera e não chegam a atingir a superfície. Quando eles queimam no céu deixam um rastro colorido e são chamados de “estrelas cadentes”| Foto:

A Terra, neste último final de semana, entrou no rastro de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle o que fez com ela interceptasse pedaços deixados para trás. O cometa em si está além da órbita de Urano, mas no decorrer de sua própria órbita, pedaços do núcleo e poeira marcam por onde ele passou. Toda a vez que a Terra atravessa um rastro destes temos um aumento no número de meteoros que entram em nossa atmosfera. Esses meteoros na grande maioria dos casos queimam na alta atmosfera e não chegam a atingir a superfície. Quando eles queimam no céu deixam um rastro colorido e são chamados de "estrelas cadentes".

Neste caso teremos um "chuveiro" na direção da constelação de Perseu, por isso esta chuva é chamada de Perseidas. Está sendo esperada uma taxa de um ou dois meteoros por minuto! Isso, claro, em locais bem escuros, onde fica fácil de se observar os mais fraquinhos.

O horário é que não ajuda muito: às 2 h da manhã desta segunda olhe para o nordeste para encontrar Perseu nascendo. A partir deste horário o número de meteoros riscando o céu deve aumentar perceptivelmente. A maioria atinge a alta atmosfera a mais de 210 mil quilômetros por hora, mas são esperados vários meteoros brilhantes e "lentos", as chamadas bolas de fogo, ou bólidos. Ainda que não se consiga observar um ou dois por minuto, ver apenas um destes bólidos faz com que a noite valha a pena.

O melhor momento, segundo o blog Observatório de Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, para se observar esta chuva deve ser às 2 h da manhã desta terça, 12 de agosto, quando a Lua se põe e o céu fica bem escuro. A dica para aproveitar esta chuva é: procure um lugar escuro e aberto. Um instrumento imprescindível para este tipo de observação é uma cadeira de praia, ou mesmo uma esteira para deitar no chão. Você não vai conseguir ficar mais do que 10 minutos olhando para cima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]