• Carregando...
Cidade norueguesa sai da sombra- A cidade norueguesa de Rjukan viveu ontem uma experiência inédita. Os moradores acompanharam o início do funcionamento dos espelhos de sol gigantes, instalados no topo de uma montanha vizinha à cidade. Rjukan é cercada por montanhas altas, o que impede seus habitantes de ficarem diretamente expostos à luz do sol durante o inverno. Com os espelhos, eles poderão desfrutar do reflexo solar que será projetado na praça central da cidade | Terje Bendiksby/Reuters
Cidade norueguesa sai da sombra- A cidade norueguesa de Rjukan viveu ontem uma experiência inédita. Os moradores acompanharam o início do funcionamento dos espelhos de sol gigantes, instalados no topo de uma montanha vizinha à cidade. Rjukan é cercada por montanhas altas, o que impede seus habitantes de ficarem diretamente expostos à luz do sol durante o inverno. Com os espelhos, eles poderão desfrutar do reflexo solar que será projetado na praça central da cidade| Foto: Terje Bendiksby/Reuters

Sobe e desce

No rodapé do ranking global do Instituto Legatum, que tem 142 países, estão nações violentas que amargam guerras, falta de liberdade e problemas na educação, como as da África e do Oriente Médio. No topo, os três países escandinavos aparecem entre os dez primeiros.

Ranking global

O Índice de Prosperidade do Instituto Legatum leva em consideração economia, educação, empreendedorismo, governança, saúde, segurança, liberdade pessoal e capital social.

Os melhores*

Noruega (1), Suíça (20), Canadá (3), Suécia (4), Nova Zelândia (5), Dinamarca (6), Austrália (7), Finlândia (8), Holanda (9), Luxemburgo (10), Estados Unidos (11), Irlanda (12), Islândia (13), Alemanha (14), Áustria (15), Reino Unido (16), Bélgica (17), Cingapura (18), Hong Kong (19), França (20).

Os piores

Guiné (135), Iêmen (136), Togo (137), Burundi (138), Afeganistão (139), República Democrática do Congo (140), República Centro-Africana (141), Chade (142).

América do Sul

Uruguai (30), Chile (35), Argentina (45), Brasil (46), Colômbia (67), Paraguai (68), Equador (74), Peru (75), Venezuela (78), Bolívia (86), Haiti (134).

*Todos os números entre parênteses se referem à posição ocupada pelos países no ranking de prosperidade global elaborado pelo Instituto Legatum, com sede em Londres, na Inglaterra.

Mesmo com os vários eventos tumultuosos dos últimos cinco anos – sobretudo a crise econômica que apanhou o mundo todo –, a prosperidade global está em ascensão. Essa é a principal conclusão do novo Índice de Prosperidade Legatum, divulgado pelo instituto de mesmo nome, uma organização mantida pela iniciativa privada com sede em Londres, na Inglaterra.

O índice lista os países segundo dados de economia, empreendedorismo, governança, educação, saúde, segurança, liberdade pessoal e capital social. No ranking global, que considera todos esses itens, a Noruega aparece em primeiro lugar, seguida por Nova Zelândia e Dinamarca. Os Estados Unidos está em 9.º e o Brasil em 46.º, atrás de Argentina, Chile e Uruguai. Isso, na lista geral.

Porém, se levar em consideração apenas o quesito economia, alguns saltos são mais evidentes. Desde que o Índice de Prosperidade Legatum começou a ser elaborado, há cinco anos, os maiores avanços aconteceram no leste da Ásia, onde a China subiu da 34.ª posição para a 7.ª no ranking econômico.

Sul-americanos

A América do Sul também apresentou melhorias, sendo que a América Latina e o Caribe ficaram acima da média mundial pela primeira vez no quesito economia.

Entre os países que progrediram, estão o México (27.º lugar), o Chile (30.º), o Panamá (31.º), o Brasil (32.º), a Nicarágua (56.º) e a República Dominicana (76.º).

Queda

Outra mudança importante no índice de 2013 é a queda dos Estados Unidos no ranking econômico. O país estava entre os 20 primeiros em 2012 e caiu quatro posições, indo para 24.º. Dessa forma, ele foi ultrapassado pela Nova Zelândia (17.ª) e pela Coreia do Sul (19.ª). No topo do índice global, nada mudou nos últimos cinco anos: a Noruega aparece no 1.º lugar exatamente como ocorreu nos outros três rankings, de 2010, 2011 e 2012.

Já os países menos prósperos são os que enfrentam guerras, falta de liberdade política e de expressão, problemas ligados à educação e à violência, como Chade, Congo, Afeganistão, República Centro-Africana e Iêmen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]