• Carregando...
 | CARLO ALLEGRI/REUTERS
| Foto: CARLO ALLEGRI/REUTERS

Nova York registrou nesta quinta-feira um recorde de calor histórico para um 24 de dezembro, com uma temperatura de 22,2º C na véspera de Natal e em pleno inverno, enquanto no sul dos Estados Unidos tornados mataram 14 pessoas.

Segundo o serviço meteorológico nacional americano (NWS), a temperatura em Nova York atingiu por volta do meio-dia os 22,2º C, batendo com folga o recorde precedente para um 24 de dezembro, que era de 17,2º C em 1996.

O atual “veranico” que a cidade vive há uma semana, com temperaturas bem moderadas para esta época do ano, ainda pode fazer o termômetro subir mais durante o dia, de acordo com a mesma fonte. Na rua era possível ver turistas e nova-iorquinos de bermuda e camiseta, constatou a AFP.

O NWS previu para esta quinta-feira possíveis chuvas, embora para o dia de Natal esteja sendo esperado sol e tempo seco na maior parte do dia.

O último inverno em Nova York foi um dos mais duros dos últimos tempos, com nevascas constantes e temperaturas abaixo de 0ºC durante muitos dias.

Já no centro e sudeste do país, ao menos 14 pessoas morreram na quarta-feira por tornados que atingiram regiões do Illinois até o Alabama.

Apenas no Mississippi, os tornados mataram sete pessoas, incluindo um menino de sete anos encontrado em um carro arrastado pelo fenômeno, revelou o chefe dos bombeiros de Holly Springs, Kenny Holbrook.

O estado registrou ainda 40 feridos, disse o governador Phil Bryant, que declarou o estado de emergência.

O Serviço Meteorológico Nacional em Memphis (Tennessee) assinalou um “tornado excepcionalmente violento e largo” que atravessou o Mississippi.

Também foram registradas vítimas fatais no Tennessee e no Arkansas.

Os danos materiais também foram grandes em vários estados.

Nick Weems, xerife interino de Perry County, no Tennessee, disse à CNN que sua comunidade “perdeu várias casas”, incluindo uma onde duas pessoas morreram.

“É um momento de trágica devastação para nossa comunidade, especialmente agora neste período de festas”.

Um sobrevivente de Perry County contou à CNN que após o tornado o povoado parecia um “terreno baldio”. “Não sobrou nada”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]