• Carregando...
 | Marcos Santos/USP Imagens
| Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Pela primeira vez em mais de um século, uma nota de dólar norte-americano irá estampar o rosto de uma mulher.

O secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, disse nesta quinta-feira (18) que uma nova nota de 10 dólares redesenhada, que será revelada em 2020, apresentará “uma mulher que contribuiu e representa os valores da democracia americana”. Ele não mencionou nomes.

O lançamento coincide com o 100º aniversário do ano em que as mulheres passaram a ter o direito de votar.

“Nossas notas e as imagens de grandes líderes americanos e marcos históricos que eles retratam são há tempos uma maneira para honrarmos nosso passado e discutirmos nosso valores”, disse Lew a repórteres em uma teleconferência.

“Esta decisão de colocar uma mulher em uma nota de 10 dólares reflete nossas aspirações para o futuro, assim como reflexões do passado.”

O Departamento do Tesouro coletará ideias do público em encontros administrativos e com a hashtag #TheNew10 (“o novo 10”) nas redes sociais, sobre quem deveria ser retratada na nota. Lew fará a decisão final.

As últimas mulheres representadas em notas norte-americanas foram Martha Washington, que apareceu em um certificado de prata de 1 dólar de 1891 a 1896, e Pocahontas, que apareceu em uma fotografia de um grupo na nota de 20 dólares de 1865 a 1969.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]