• Carregando...
Protesto em Nova York | EDUARDO MUNOZ ALVAREZ/AFP
Protesto em Nova York| Foto: EDUARDO MUNOZ ALVAREZ/AFP

Donald Trump, líder das primárias republicanas para a indicação do candidato do partido à disputada presidencial dos EUA em 2016, foi alvo de dois protestos no país neste sábado (19), um em Nova York e outro no Arizona.

Centenas de pessoas protestaram em Nova York contra o empresário, denunciando seu racismo e intolerância.

“Donald Trump, racista, sexista, homofóbico”, gritavam os manifestantes em coro no Columbus Circle, cperto de uma das torres Trump de Nova York, protegidas por numerosos efetivos policiais.

“Expulsem Trump”, “Construam um muro ao redor de Trump”, lia-se nos cartazes dos manifestantes das mais variadas idades. “Não deixem que a intolerância se imponha à nossa constituição”, dizia outro cartaz. “Troco Donald Trump por 25 mil refugiados”.

“Construam pontes, não muros”, escreveu um manifestante referindo-se ao muro que Donald Trump quer construir na fronteira com o México.

Pelo menos uma pessoa foi detida na famosa Quinta Avenida durante uma confusão que foi rapidamente controlada pela polícia.

O protesto foi convocado pela organização “Cosmopolitan antifascists” (Antifascistas cosmopolitas), à qual se somaram grupos locais, que aguardavam a assistência de milhares de pessoas.

Nova-iorquinos, preocupados com o avanço e o discurso do milionário, também se juntaram.

“É racista, sexista, homofóbico, islamófobo, xenófobo, é um fascista. Isso tem implicações para o futuro dos Estados Unidos”, disse Patrick Waldo, historiador de 31 anos. “É uma situação como a da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, e eu não quero isso para o meu país”, completou.

O protesto em PhoenixRalph Freso/AFP

Estado do Arizona também tem protesto contra Trump

Mais cedo, no outro extremo do país, cerca de cinquenta manifestantes bloquearam com seus veículos uma grande via em Fountain Hills, no subúrbio de Phoenix, Arizona, sudoeste dos EUA, onde o pré-candidato republicano organizava um encontro. A manifestação causou um engarrafamento de quilômetros.

O controverso xerife do condado de Maricopa, Joe Arpaio, que abertamente apoia Trump, declarou que faria o possível para assegurar que o comício ocorresse, e Trump conseguiu participar do ato.

O chefe policial adjunto Joaquín Enríquez disse que três pessoas foram detidas e que dois veículos foram rebocados.

“Estas detenções foram feitas porque estavam bloqueando uma via pública, não porque estavam protestando”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]