• Carregando...

O primeiro-ministro da Bélgica, Herman van Rompuy, recebeu nesta sexta-feira (2) um voto de confiança do Parlamento do país para um governo de coalizão. A nova administração vai substituir um governo que entrou em colapso em dezembro, após um escândalo relacionado à ajuda a um banco belga.

O governo de Van Rompuy reúne os partidos - incluindo o Democrata Cristão, o Liberal e o Socialista - que faziam parte do governo anterior. O Parlamento registrou 88 votos a favor e 45 contra a aprovação do novo governo. "A maior prioridade do governo é superar a crise econômica", afirmou Van Rompuy.

O novo primeiro-ministro substitui o democrata-cristão Yves Leterme, que deixou o cargo em 19 de dezembro juntamente com seu ministro da Justiça, Jo Vandeurzen. Os dois renunciaram após acusações de que interferiram em um caso judicial relacionado à venda do Fortis, que já foi o maior banco da Bélgica, para o francês BNP Paribas.

Um tribunal de apelação, que decidiu a favor dos pequenos acionistas, impediu a venda do banco em meados de dezembro. Van Rompuy prometeu abrir um inquérito para determinar se Leterme e Vandeurzen pressionaram o tribunal a aprovar a venda.

Van Rompuy vai encabeçar uma coalizão de cinco partidos que passou 18 meses se debatendo com a economia e outras questões durante o governo de Leterme. O novo primeiro-ministro escolheu continuar com a atual coalizão para poupar os belgas de uma eleição antecipada. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]