• Carregando...
Arquivo: Membros da patrulha do Sebin em operação que acabou com a morte de Oscar Perez em 15 de janeiro | JUAN BARRETOAFP
Arquivo: Membros da patrulha do Sebin em operação que acabou com a morte de Oscar Perez em 15 de janeiro| Foto: JUAN BARRETOAFP

Após a eleição internacionalmente contestada de 20 de maio, que deu à Nicolás Maduro mais seis anos à frente da Venezuela, as prisões políticas se intensificaram no país, segundo a ONG local de direitos humanos Foro Penal Venezuelano. Na noite de quarta-feira (23), o diretor executivo da organização, Alfredo Romero, informou via Twitter que desde o dia 17 (quinta-feira pré-eleição) até 23 de maio pelo menos 15 oficiais das Forças Armadas da Venezuela (FANB) e um sargento da Guarda Nacional da Venezuela foram presos por motivos políticos. Mais detalhes não foram fornecidos.

O Foro Penal Venezuelano tem registrado os nomes de 61 presos políticos no país - destes, 14 são adolescentes e  54 estão presos na sede do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional), em Caracas. Entretanto, as contas da ONG apontam para um número muito maior de prisioneiros políticos no país: 373, sendo que, desde o dia 17 até 23 de maio foram contabilizados 36 encarceramentos por razões políticas, no que Romero chamou de “onda repressora”.

Fique por dentro: Venezuela pós-eleições: ameaças a funcionários públicos e ataque à liberdade de imprensa

O advogado do Foro Penal Venezuelano, Alonso Medina Roa, publicou em seu Twitter que a grande quantidade de prisões de militares por motivos políticos “poderia refletir uma fratura interna que há nos quartéis, situação que não se resolve com mais perseguição e mais detenções”.

Não existem dados oficiais, já que o governo Maduro rejeita a classificação, argumentando que todos os políticos e membros das forças de segurança foram detidos por acusações criminais legítimas, incluindo conspiração para golpe.

Juramento

Enquanto isso, nesta quinta-feira (24), o ditador da Venezuela prestou juramento como presidente reeleito frente à Assembleia Nacional Constituinte. O seu segundo mandato para mais seis anos à frente do governo começará de fato em 10 de janeiro de 2019.

Ditador Nicolas Maduro e a presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy RodriguezFEDERICO PARRAAFP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]