• Carregando...
Um homem segura uma bandeira do movimento Black Lives Matter enquanto os ativistas do Charlotte-Uprising interrompem o tráfego,  em 27 de agosto de 2020 no centro de Charlotte, Carolina do Norte.
Um homem segura uma bandeira do movimento Black Lives Matter enquanto os ativistas do Charlotte-Uprising interrompem o tráfego, em 27 de agosto de 2020 no centro de Charlotte, Carolina do Norte.| Foto: Octavio Jones/2020 Getty Images

O movimento Black Lives Matter está ligado a mais de nove em cada dez distúrbios em todo os Estados Unidos, de acordo com um estudo recente.

Foram registrados 637 tumultos entre 26 de maio e 12 de setembro nos EUA, e 91% desses distúrbios estavam ligados ao movimento Black Lives Matter, de acordo com o US Crisis Monitor, um projeto conjunto do Armed Conflict Location & Event Data Project e do Bridging Divide Iniciative na Universidade de Princeton.

De acordo com o estudo, quarenta e nove estados, sem contar Washington, D.C., registraram distúrbios durante esse período. A Califórnia liderou o país com 86 distúrbios durante esse período, seguida de perto pelo Oregon, com 79 distúrbios no mesmo período, mostram os dados.

Sete por cento dos eventos relacionados ao Black Lives Matter se tornaram violentos, ainda de acordo com o estudo.

O projeto definiu "motins" como "manifestações em que qualquer manifestante se envolve em atos violentos ou destrutivos (por exemplo, violência, saques, vandalismo, etc.), bem como a violência grupal em que turbas violentas visam outros indivíduos, propriedades, empresas ou outros grupos.”

Os eventos relacionados ao Black Lives Matter foram definidos como: “manifestações que têm um grupo local do BLM envolvido; quando a questão principal da manifestação diz respeito ao assassinato de uma pessoa negra específica (por exemplo, George Floyd, Breonna Taylor) por um policial; quando o principal tema da manifestação diz respeito à brutalidade policial contra os negros em geral; ou quando a manifestação é em solidariedade ao movimento nos EUA contra a brutalidade policial contra os negros ”.

A Black Lives Matter Global Network, o braço nacional do Black Lives Matter, viu uma explosão no apoio financeiro de celebridades e grandes corporações desde que George Floyd morreu depois que um policial de Minneapolis ajoelhou-se em seu pescoço por mais de oito minutos, de acordo com um vídeo do incidente de 25 de maio.

"Reparação"

Alguns líderes do Black Lives Matter se recusaram a condenar distúrbios e saques.

O organizador do Black Lives Matter de Chicago, Ariel Atkins, no mês passado, equiparou o saque a "reparações".

“Eu não me importo se alguém decidir saquear uma loja Gucci, Macy's ou Nike, porque isso garante que a pessoa coma”, disse Atkins. “Isso garante que essa pessoa tenha roupas. Isso é reparação. ”

O líder do Black Lives Matter em Nova York, Hawk Newsome, minimizou os distúrbios em uma entrevista em abril para a Fox News. “Eu acho que é uma ferramenta da supremacia branca dizer que se você quer liberdade, você a consegue protestando pacificamente”, disse ele.

Em outra entrevista à Fox News em junho, Newsome disse: “Eu não tolero nem condeno os distúrbios”.

A Rede Global Black Lives Matter não retornou o pedido de comentário da reportagem.

©2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês 
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]