i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

O caos no Capitólio foi inflamado por irresponsáveis e sua origem deve ser estudada

  • PorMichael Brendan Dougherty
  • National Review
  • 07/01/2021 21:10
Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, lutam com a tropa de choque do lado de fora do prédio do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 em Washington, DC.
Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, lutam com a tropa de choque do lado de fora do prédio do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 em Washington, DC.| Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP

Por que a horrível cena no Capitólio aconteceu? Por que a certificação do Colégio Eleitoral atrasou? Por que aquela pobre mulher morreu em meio a confusão?

Tucker Carlson pediu em seu programa na noite passada para que os líderes da América dessem um passo além da condenação do tumulto que atrasou a contagem dos votos do Colégio Eleitoral e deixou vários mortos. Carlson exigiu que eles tentassem compreender (e também nós) por que é que aconteceram, por que é que milhares de pessoas invadiram o edifício do seu próprio governo no Capitólio. Carlson reconheceu que elas acreditam que a sua democracia está manipulada contra eles.

"Em vez de tentar mudar as ideias deles, convencê-los e tranquilizá-los de que o sistema é real", disse Carlson, "os nossos líderes vão tentar silenciá-los". E acrescentou: “Se você não se preocupa em parar e aprender nada com isso, então você é um tolo. Você carece de sabedoria e autoconsciência.”

Carlson tem razão. A cena muito provavelmente será usada para justificar a vigilância ampliada de grupos de direita e mais supressão de discurso de direita nas redes sociais.

Grande parte da ação foi apenas caótica, com os ocupantes do Capitólio se divertindo, tirando selfies, cantando e batendo nas portas. Uma insurreição? Um golpe de estado? Isso parece até dignificá-lo. Mas também não foi certamente um simples protesto.

Ouça com atenção novamente uma frase que ganhou popularidade durante o verão norte-americano, e que pode ter sido o que essa turba de apoiadores do Trump chamaria de sua ocupação do Capitólio: “maioria pacífica” .

Isso soa tão eufemístico aqui quanto no verão, com certeza. Mais uma vez o ato foi ilegal e mal gerenciado, com consequências mortais.

Mas Carlson trouxe à tona a questão da confiança e da liderança. Um líder não tentou mudar mentes suspeitas, mas procurou espalhar e lucrar com a desconfiança.

O presidente dos Estados Unidos, poucos dias depois de pressionar o secretário de Estado da Geórgia para "encontrar" 11.780 votos para reverter a eleição, iniciou uma campanha de pressão em particular e em público contra o vice-presidente dos Estados Unidos.

Ele encorajou a teoria delirante - uma que havia circulado de forma viral nos pântanos ferventes do QAnon - de que Mike Pence poderia de alguma forma se recusar a contar os votos dos estados que Trump perdeu e, assim, tornar Trump presidente. Na frente de seu comício "Stop the Steal", Trump ameaçou Pence com seu descontentamento.

Quando a manifestação terminou, o vice-presidente divulgou uma carta afirmando que ele obviamente não tinha o poder de privar os Estados à vontade. Então, Trump tuitou isso:

Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso País e nossa Constituição, dando aos Estados a chance de certificar um conjunto corrigido de fatos, e não os fraudulentos ou imprecisos que foram solicitados a certificar previamente. Os EUA exigem a verdade!

Então as coisas esquentaram na capital Washington.

Mas vamos dar um passo além e tentar entender o que aconteceu. Eu também estive tentando entender. Meu velho amigo James Poulos observou a cena ontem e comentou: “Quando é absolutamente impossível remover do poder aqueles que as odeiam, as pessoas acabam por ficar furiosas. Politics 101 [Manual de política americano]”.

Eu perguntei para outro amigo favorável a Trump se ele estava fantasiando e imaginando que Mike Pence tinha o poder de manter Trump no comando. Sua resposta: “A resposta correta para esta questão é: não importa. Eu não acho que a CIA tenha o poder para secretamente conspirar contra o presidente usando relatórios de inteligência falsos. E mesmo assim, aqui estamos.”

Acho que meus amigos expressaram a questão com exatidão. Uma parte substancial das pessoas, identificadas com a direita, não acredita mais que as normas e as instituições dos Estados Unidos as protegem. Eles acreditam que as regras são aplicadas pelos ditames de um inimigo implacavelmente hostil. Para eles, a evidência está em toda parte.

Um governo no qual eles tivessem uma palavra significativa teria notado mais cedo o declínio da expectativa de vida entre os brancos de meia-idade e tratado isso como uma emergência. Um governo no qual eles tivessem uma palavra significativa não promoveria ideologias sintéticas sobre o transgenerismo. Se a verdade não é uma defesa para eles e as mentiras não são uma desvantagem para seus inimigos, por que deveriam continuar a jogar?

“Maioria pacífica” é agora a principal piada entre os conservadores para descrever os distúrbios que a mídia tentou minimizar no verão de 2020. Mas, de certa forma, é adequada para os vândalos apoiadores do Trump também.

Tal qual o movimento Black Lives Matter, eles acreditam que as instituições norte-americanas são irremediavelmente corrompidas por uma ideologia hostil. Em vez de “Desfinancie a Polícia”, seria algo como “Desfinancie a Ciência Social e a Mídia”.

Isso não o torna justo ou correto, é claro. Penso que ir adiante com fantasias e mentiras levará, no longo termo, ao mesmo fracasso e frustração que eles têm com o sistema como ele é.

Mas temos que enfrentar esse problema de frente. Setores crescentes e cada vez mais influentes da opinião pública estão desistindo da política e do governo tal qual os conhecemos. Um futuro “de maioria pacífica” está adiante.

Michael Brendan Dougherty é escritor sênior da National Review Online.

© 2020 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.
28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JJ

    08/01/2021 18:20:28

    Quanto menos estado e impostos, e mais liberdade, melhor para todos que trabalham e pagam impostos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Celso Arruda Salomé

      08/01/2021 18:02:19

      Isto é só o começo. Preparem-se, democratas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        WesFig

        08/01/2021 17:45:45

        A conclusão é que os americanos podem chegar onde nós chegamos em meados dos anos 90: "gente de bem não se mete em política"... Sabemos o resultado - os maus tomaram conta e tivemos nossa quota de ratazanas no poder, até que o radicalismo tivesse nos colocado com uma difícil opção, contra as conhecidas forças do mal. Melhor um discurso mais "sanitário" do que um corrupto reconhecido e antigo. Se o caminho for esse, em 10 anos ou menos os EUA vão se arrepender, mas já estarão à mercê de uma turba de ladrões e pessoas anti-liberdade.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          João Mauricio

          08/01/2021 14:52:20

          Tanto a milícia do Trump como a do Bolsonaro, tem a mesma mentalidade do Adélio Bispo (aquele que esfaqueou o mito) e dos seguidores do 'pastor' Jim Jones (suicidaram coletivamente em nov/1978). São acéfalos e seguem como gado, tudo que o 'líder' diz, sem raciocinar (óbvio, são acéfalos).

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • J

            JJ

            08/01/2021 18:17:30

            Falou o "Gênio" humilde!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • T

            TIAGO

            08/01/2021 16:22:28

            Acéfalo é que ouve o véio Villa e depois repete as mesmas baboseiras

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • W

          Wander Leite

          08/01/2021 13:02:23

          Tem que ser estudado com urgência, pois estamos regredindo. A pandemia está mostrando que o ser humano é facilmente levado a adotar medidas de selvageria e de convívio antisocial. A sociedade precisa de tratamento, pois caso contrário a 3ª GM é uma questão de tempo. Ninguém mais quer o senso comum, apenas, a imposição e o ódio, a qualquer preço, basta ver as "fakes news" negacionistas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            ROGERIO SISTI PERES

            08/01/2021 12:39:42

            Esse articulista esta completamente desvairado. os americanos estão é revoltados com o desprezo dos politicos pelo voto e pela vontade do povo. A democracia americana morreu e foi substituida pela oligocracia corporativa.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              Targino

              08/01/2021 12:37:31

              Ótima análise!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                C R Berger

                08/01/2021 12:37:09

                Vai ser fácil pra Trump comprovar que não estimulou a invasão. A galera tava pronta pra isso. A chefia da segurança, ao contrário, tá em complicação de comprovar a omissão. Em 1995 visitei o Capitólio. Fui revistado inteiro, ANTES DA PORTA. Quando liberado, veio um segurança e do nada me disse algo que nunca esqueço. "Entre Sr., ....o Senador Ted Kennedy está no recinto". E assistimos a reunião a 2 metros dos senadores. Inesquecível.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • Z

                  Zyss

                  08/01/2021 12:39:52

                  twitter.com/EleitorAtivista/status/1347367133005668360?s=19

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Celso Arruda Salomé

                08/01/2021 12:23:29

                E os esquerdistas quando aprontam são elogiados

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  08/01/2021 12:16:28

                  twitter.com/EleitorAtivista/status/1347367133005668360?s=19.... Vejam o momento que um antifa chama o povo e os policiais abrem os portões. Foi tudo armado.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • E

                    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                    08/01/2021 14:11:00

                    Pois é, a polícia abriu os portões. E tem gente negando fatos provados por imagens.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • Z

                    Zyss

                    08/01/2021 12:39:24

                    Três pessoas negativaram, ou seja, mesmo mostrando a realidade (imagens e vídeos) elas continuam negando a realidade. Esse tipo de gente só serve pra fazer volume no mundo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  AMAURI

                  08/01/2021 12:00:28

                  O trumpALHÃO, é o único responsável (completamente IRRESPONSÁVEL), por isso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    Bruno Sampaio de Souza rezende

                    08/01/2021 11:47:45

                    Bo***ta de artigo. Sigo confiando mais em meus próprios olhos

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • T

                      TIAGO

                      08/01/2021 10:08:15

                      Bom artigo. Quanto mais censura e repressão, mais lenha na fogueira.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • T

                        TIAGO

                        08/01/2021 10:03:26

                        Os c4nalhas tem medo do poder do povo, só os c4nalhas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Joaquim

                          08/01/2021 9:47:08

                          A principal culpa da de tudo isso é a mídia ultrapassada, que busca em tudo um motivo pra tumultuar e vender o caos. Do quanto pior mais audiência. A revolução francesa foi estimulada por um tal de Marat. O sujeito buscou de todas as formas insulflar todos contra todos. Não foi a toa, que morreu esfaqueado por uma mulher. Infelizmente a mídia não mudou coisa alguma em todos esses séculos. Mas alguém buscou a forma de expor a verdade muitas vezes distorcidas pela mídia. As redes sociais foram a forma encontrada pra combater essa mídia secular infame ultrapassada. Que fomenta muitas vezes a discórdia pra conseguir muito dinheiro. Há criaturas milionárias donas de grandes jornais.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Antonio

                            08/01/2021 9:28:44

                            No centro de tudo, está a descrença no establishment. Ocorre na eleição, mas também no controle da pandemia. Parcela significativa da sociedade, nos EUA e aqui, não acredita mais em cientistas, políticos e mídia, porque há falta de transparência e honestidade no trato desses agentes com a sociedade. O resultado é previsível, e a tendência é a sociedade se tornar mais ruidosa até mudar; a última coisa que se deve desejar é uma sociedade quieta como a chinesa.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              TIAGO SILVA

                              08/01/2021 7:27:59

                              Um "Governo de maioria pacífica ". Isso por acaso é ruim? Se Deus quiser, caminhemos nessa direção.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • A

                                Antonio

                                08/01/2021 9:21:42

                                Como na China?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Reginaldo

                              08/01/2021 5:38:28

                              É notório que o sistema eleitoral americano não é confiável e tem margem real pra a sua negação. Quem tem conhecimento sabe disso. Já o formato que foi feito essa libertação provavelmente será questionada.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Bingo Two

                                08/01/2021 2:39:55

                                Irresponsáveis não, foi inflamado pelo próprio presidente da re´pública. Parece até coisa de republiqueta bananeira.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • Y

                                  Yuri

                                  08/01/2021 2:22:25

                                  Melhor análise que li até agora.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • M

                                    MCPN

                                    08/01/2021 11:02:05

                                    Concordo. Foi a melhor análise sobre esse episódio, até o momento.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    Bingo Two

                                    08/01/2021 2:41:36

                                    MENOS! MENOS! MENOS!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.