• Carregando...
O jato de combate russo Su-57. Foto: Mikhail Tereshchenko/ TASS
O jato de combate russo Su-57. Foto: Mikhail Tereshchenko/ TASS| Foto:

O presidente russo Vladimir Putin disse nesta terça-feira (19) que considera a quinta geração do caça Su-57 como o melhor avião militar do mundo.

“Esse é o melhor avião hoje, a melhor aeronave do mundo”, disse Putin durante um encontro em Moscou, segundo a agência de notícias russa Tass. Para o presidente, a aeronave supera as outras por suas características operacionais e seu armamento.

“Nenhuma outra aeronave pode voar tão bem quanto a nossa”, acrescentou Putin.

Leia também: Putin assina projeto de lei que proíbe notícias falsas e ofensas ao governo

O Su-57 é um jato de fabricação russa de múltiplos papéis, projetado para “destruir todo tipo de alvos aéreos de curta e longa distância e atingir inimigos no solo e no mar”, segundo a Tass. A aeronave combina as funções de ataque e de combate e as tecnologias usadas e a sua configuração fazem dele um jato furtivo.

O Su-57 foi lançado em janeiro de 2010. Segundo a Rússia, ele já foi testado em condições de combate na Síria.

Interesse da Índia

Os jatos Su-57 produzidos na Rússia serão distribuídos para as forças aéreas do país até o final de 2019, segundo o presidente da empresa russa United Aircraft Corporation UAC, Yuri Slyusar. Devem ser fabricadas 15 unidades no total. E enquanto se espera que Moscou compre todas as unidades dos caças, parece que existe um comprador potencial na Índia, de acordo com a publicação americana National Interest.

“Mesmo com a visão otimista de que o exército russo tem os fundos necessários para produzir todos os 15 jatos Su-57 dentro do cronograma, um grande investidor como a Índia pode ser vital para a solvência da plataforma Su-57 por décadas”, diz o autor do artigo da National Interest.

Com a recente escalada de tensão entre Índia e Paquistão, os caças podem ser um bom reforço à força aérea indiana.

Leia também: Ditador do Cazaquistão renuncia depois de quase 30 anos no poder

O presidente da UAC acredita que os jatos Su-57 estarão prontos para combate até o final do ano, e que a Rússia deve comprar todas as unidades, mas não descartou vendas estrangeiras da aeronave.

Críticos americanos não estão muito confiantes. Um artigo da National Interest afirma que a crise econômica da Rússia e as sanções econômicas dos países ocidentais, impostas após a invasão russa à Ucrânia, tornam o projeto do Su-57 impossível de realizar.

O artigo cita analistas que concluíram que a quinta geração do Su-57 não deve estar operacional antes de 2027. Adiamentos, custos altos e problemas com pesquisa e desenvolvimento atrasam o projeto, na opinião dos especialistas ocidentais.

Receba informações sobre conflitos mundiais, estratégias de defesa e tecnologia militar assinando a nossa newsletter semanal Jogos de Guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]