• Carregando...
Manifestantes em um protesto em Hong Kong em 18 de agosto
Manifestantes em um protesto em Hong Kong em 18 de agosto| Foto: Manan VATSYAYANA/AFP

O mundo exterior pouco pode fazer para assegurar o futuro da liberdade em Hong Kong, além de sustentar que a preservação dos princípios da liberdade está em jogo. No entanto, a situação dos mais de 7 milhões de almas desse território pode nos ensinar uma lição importante sobre o que a China tem em mente para o resto do mundo. E isso não é bom.

Para começar, os protestos contínuos falam muito sobre o compromisso da China com "um país, dois sistemas". Quando os britânicos transferiram a soberania sobre Hong Kong para a China em 1997, Pequim concordou com esse acordo. Garantia que Hong Kong teria permissão para manter seu próprio sistema econômico e de governança.

O sistema de Hong Kong - de grande liberdade econômica - produziu um tremendo sucesso econômico. Mas a liberdade econômica não é mais popular do que a liberdade política entre o Partido Comunista Chinês. E, nos últimos anos, as autoridades chinesas têm invadido os direitos supostamente garantidos a Hong Kong sob o acordo “um país, dois sistemas”.

A situação chegou ao auge em abril, quando o governo de Hong Kong, sob forte pressão de Pequim, apresentou uma legislação que permitiria a extradição de pessoas acusadas de crimes contra a China continental. A proposta gerou alarmes entre os moradores que sabem bem que o sistema legal completamente politizado do continente não é confiável.

O medo de que Pequim rapidamente usasse a lei proposta para atacar ativistas democráticos e jornalistas provocou protestos em massa. Esforços para suprimir as manifestações provocaram mais manifestações públicas.

Os protestos também nos dizem muito sobre a China continental. Há uma linha de pensamento de que Pequim, embora um tanto feliz em intimidar Hong Kong, não seria tão imprudente a ponto de acabar com os protestos com uma ação militar pesada. Esse tipo de resposta foi repelida mundialmente quando os soviéticos a adotaram, levando finalmente ao colapso da URSS.

Os avanços sobre Hong Kong

No entanto, muitos observadores temem que Pequim intervenha e reprima os manifestantes. Afinal, eles notam que a morte da URSS não impediu o Exército Popular de transportar tanques para a Praça Tiananmen, em 1989.

Não há dúvida de que Pequim esteja travando uma guerra psicológica. Recentemente, reuniu tropas e equipamentos militares ao longo da fronteira com Hong Kong. Também começou a exibir imagens de treinamento de tropas para reprimir tumultos em ambientes urbanos.

Tudo isso fala muito sobre o cinismo insensível com o qual o governo chinês trata seu próprio povo. A polícia de Hong Kong já está fazendo o trabalho sujo de Pequim para eles (para ser justo, manifestantes e agitadores que cruzaram a linha e se tornaram violentos ou destrutivos ajudaram a dar respaldo a essas ações).

Enquanto as demonstrações "pró-democracia" não se espalharem para as cidades do continente, Pequim pode não estar muito preocupada em ver diminuir a confiança mundial em Hong Kong como um lugar estável e confiável para fazer negócios. Hong Kong simplesmente não significa tanto para a economia chinesa quanto há 20 anos atrás.

Além disso, os chineses preferem ver o fluxo de investimentos para cidades do continente, como Guangzhou e Xangai, que estão mais firmemente sob o controle do regime. Quanto ao bem-estar e ao futuro do povo de Hong Kong, essa é a última coisa que preocupa Pequim.

A maioria dos chineses do continente parece indiferente em relação aos protestos. Muitos têm ciúmes dos privilégios desfrutados pelo povo de Hong Kong. Ao invés de pressionar por liberdades semelhantes, eles estão felizes em ver os habitantes da ilha humilhados.

Esta é mais uma evidência de que a esperança de que a abertura da China ao mundo encorajaria Pequim a integrar-se suavemente a uma ordem baseada em regras equitativas e liberais é pouco mais que um pensamento mágico.

Um aviso para o mundo

Finalmente, há lições para o resto de nós. O envolvimento da China em Hong Kong representa mais uma decepção de uma longa série de promessas quebradas pelo regime comunista.

A China violou seus compromissos com a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Mares Jurídicos, violou as sanções da ONU contra a Coreia do Norte e, por meio de sua famosa iniciativa econômica "Belt and Road", deixou países endividados e espalhou corrupção (em vez da prometida prosperidade).

Em suma, Pequim tem uma reputação bem merecida por jogar de maneira imprudente com as regras enquanto tenta forçar seu caminho até o topo - e suas ações com Hong Kong apenas reforçam essa reputação.

Nada reflete mais a atitude desdenhosa dos chineses do que sua propaganda próspera de que as manifestações de Hong Kong foram projetadas pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.

Eles sabem que nenhuma pessoa em sã consciência no mundo acreditaria nisso, mas eles não se importam. Eles sabem que o povo chinês aceitará essa explicação (afinal, eles não ouvirão outra), e isso é tudo que eles querem.

A China está agindo como um valentão global. Como a maioria dos agressores, continuará a fazê-lo - até que o mundo pare de tolerar o comportamento intolerável de Pequim.

Hong Kong é um aviso para o mundo. O mundo deveria prestar atenção.

*James Jay Carafano, um dos maiores especialistas em segurança nacional e desafios de política externa dos EUA, é vice-presidente da Heritage Foundation para estudos de política externa e de defesa e diretor do Instituto de Estudos Internacionais Kathryn e Shelby Cullom Davis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]