• Carregando...
obama poia biden
Barack endossou campanha de Joe Biden à presid~encia dos EUA| Foto: MANDEL NGAN/AFP

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama endossou a campanha do democrata Joe Biden à presidência do país em um vídeo divulgado em suas redes sociais nesta terça-feira (14). Obama disse que escolher Biden como seu vice, em 2008, foi uma das melhores decisões que já tomou na vida e que, depois disso, o candidato se tornou um amigo próximo.

"Joe tem todas as qualidades que precisamos em um presidente agora", disse Obama, referindo-se à crise causada pelo novo coronavírus. "Ele é alguém a quem a própria vida ensinou a como perseverar, a como se reerguer após ser derrubado". "Por todas as suas provações, ele nunca esqueceu os valores e a fibra moral que os pais dele passaram a ele e que fizeram ele ser quem ele é".

Durante sua mensagem, Obama destacou a contribuição de seu ex-vice-presidente durante as epidemias de H1N1 e Ebola, em 2009 e 2014, e ainda criticou sutilmente o presidente Donald Trump, embora sem citar seu nome. "Joe teria evitado as consequências da pandemia atual, porque ele tem experiência para fazer isso".

O apoio de Obama à Biden já era amplamente esperado, mas veio somente depois que o rival democrata Bernie Sanders se retirou da disputa, deixando o caminho livre para o ex-vice-presidente.

Devido à epidemia de Covid-19 e as dificuldades que Biden deve enfrentar para conquistar os votos dos apoiadores de Sanders, o endosso de Obama ocorre em um momento em que os democratas precisam juntar forças para enfrentar o republicano Donald Trump nas eleições de novembro.

Com esse objetivo de unificação, Obama citou Sanders em sua mensagem. Disse que, apesar de "nem sempre concordar" com o senador de Vermont, ambos compartilham a convicção de que é preciso tornar os Estados Unidos uma sociedade mais justa. "As ideias que ele defende, a energia e entusiasmo que ele inspirou especialmente nos jovens serão críticos para mover a América em uma direção de progresso e esperança", declarou Obama.

Logo em seguida, o ex-presidente disse que a plataforma de campanha de Biden é uma das mais progressistas dentre os nomeados dos maiores partidos do país em toda a história americana. "Mesmo antes da pandemia já estava claro que precisamos de uma mudança estrutural real".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]