• Carregando...
Barack Obama se reunirá com líderes dos partidos Democrata e Republicano para discutir suas agendas legislativas | Hugh Gentry / Reuters
Barack Obama se reunirá com líderes dos partidos Democrata e Republicano para discutir suas agendas legislativas| Foto: Hugh Gentry / Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja se encontrar na segunda-feira como os líderes dos Partidos Democrata e Republicano no Congresso para discutir suas agendas legislativas, tratando inclusive sobre formas para impulsionar a economia do país, afirmou um assessor democrata do Congresso na quinta-feira.

Obama quer se reunir primeiro com a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e com o líder da maioria no Senado Harry Reid. O deputado John Boehner e o senador Mitch McConnell irão se juntar à reunião depois, disse o assessor, que falou em condição de anonimato.

Um assessor republicano do Congresso informou que houve conversas sobre um encontro com Obama, mas que nada havia sido combinado ainda.

As discussões podem ser a primeira oportunidade para que as lideranças partidárias encontrem o presidente eleito. Outros assuntos também serão discutidos além da economia, segundo o assessor. Integrantes da equipe de transição de Obama não comentaram o assunto.

Autoridades ligadas a Obama estão discutindo um pacote de estímulo econômico entre 675 e 775 bilhões de dólares, embora os republicanos tenham expressado preocupações de que os democratas que controlam a Câmara dos Deputados e o Senado poderiam ampliá-lo para até 1 trilhão de dólares.

Os democratas no Congresso esperam colocar um projeto de pacote econômico na mesa de Obama até o dia 20 de janeiro, quando ele assume o cargo, ou pouco depois.

Entretanto, isso poderá ser difícil. Boehner e McConnell emitiram notas nesta semana expressando suas preocupações, pedindo audiências e requisitando análises e avaliações do que será incluído no plano de gastos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]