• Carregando...

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá fazer sua primeira visita oficial ao Congresso dos EUA, desde que venceu as eleições de novembro de 2008, para se reunir com líderes políticos de ambos os partidos nesta segunda-feira (2), informou um assessor graduado do Partido Democrata nesta sexta-feira. Obama e sua família regressaram a Chicago, das férias no Havaí, na manhã desta segunda-feira. Todos seguirão para Washington no domingo.

Obama deverá se reunir com a líder da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi (Democrata pela Califórnia), com o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid (Democrata por Nevada), e depois todos terão em encontro com o líder republicano no Congresso, o senador Mitch McConnell (Republicano pelo Kentucky) e com o representante John Boehner (Republicano por Ohio).

Um porta-voz da equipe de transição de Obama não quis confirmar se os encontros estão marcados para a segunda-feira.

As reuniões deverão ser pautadas pelas discussões sobre o novo pacote de estímulo à economia norte-americana, já que esse deverá ser o primeiro grande desafio que os congressistas enfrentarão quando o recesso acabar e eles se reunirem na próxima semana.

Existem rumores de que o novo pacote poderá chegar a US$ 1 trilhão em gastos do governo federal dos EUA nos próximos dois anos, o que inclui um investimento substancial em obras de infra-estrutura como rodovias, pontes e trabalhos de reparos, mas também aumento no acesso à internet por banda larga e melhorias no sistema nacional de distribuição de energia.

Além disso, deverá haver aumento na ajuda do governo federal a estados, para ajudá-los a lidar com os aumentos de custos, como resultado da desaceleração da economia, e também aos trabalhadores americanos, que deverão ser beneficiados com cortes nos impostos.

Os líderes no Congresso deverão apresentar o projeto do novo pacote econômico para Obama logo após ele tomar posse em 20 de janeiro, embora o tamanho do plano econômico e sua complexidade indiquem que a legislação não estará finalizada e não deverá ser votada pelos congressistas até fevereiro.

Obama também terá um encontro na próxima semana com o presidente dos EUA, George W. Bush, na Casa Branca. A reunião está marcada para a quarta-feira.

Férias no Havaí

O casal Obama e suas duas filhas, Sasha e Malia, só deverão se mudar de maneira permanente para Washington no dia 15. Até lá, todos residirão no Hotel Hay-Adams, próximo à Casa Branca. Enquanto estiveram em férias na ilha havaiana de Oahu, os Obama mantiveram um perfil discreto. Além de passeios diários a campos de golfe e a uma academia, o presidente eleito ficou a maior parte do tempo em uma casa alugada por US$ 9 milhões perto de Honolulu. Quando saiu, Obama foi tomar sorvete com as filhas, foi ao zoológico ou realizou outros programas infantis com as crianças.

Michelle Obama também ficou fora de vista, além de ocasionais idas à academia de ginástica. Ela não acompanhou o marido e as filhas nos passeios ao zoológico e ao aquário de Honolulu.

Durante o feriado no Havaí, Obama evitou fazer qualquer comentário sobre a escalada das hostilidades no Oriente Médio, onde Israel lançou bombardeios maciços contra a faixa de Gaza. Assessores dizem que os EUA têm apenas um presidente de cada vez, mas Obama recebeu relatórios da atual secretária de Estado, Condoleezza Rice, e da sua equipe de segurança, sobre a situação no Oriente Médio. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]