• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que estava dividido sobre seu colega norte-americano, Barack Obama. Segundo Chávez, o líder dos Estados Unidos é um "grande enigma", com duas faces bastante diferentes. Por um lado, "Obama sorri, fala sobre direitos das mulheres, sobre segurança social, diz querer um mundo sem bombas atômicas", e por outro "Obama é o presidente de um país imperialista", disse Chávez, vinculando os EUA com "o golpe em Honduras e com as sete bases na Colômbia". As declarações foram feitas durante o programa "Alô, Presidente".

A menção à Colômbia se refere a um acordo entre Bogotá e Washington para que tropas norte-americanas participem de operações em bases colombianas. Os dois governos afirmam que a única meta é combater a guerrilha, porém governos vizinhos, sobretudo Venezuela e Equador, temem alguma ação fora do território do país.

Em abril, durante um encontro de líderes das Américas, Chávez presenteou Obama com um exemplar de "As veias abertas da América Latina", do uruguaio Eduardo Galeano. O livro trata do passado colonial e da exploração da região pelas potências mundiais, entre elas os EUA. O líder venezuelano disse que não sabe se irá a Nova York para a Assembleia Geral da ONU. Três anos atrás, Chávez ganhou as manchetes em seu discurso, ao chamar o então presidente dos EUA George W. Bush de "o diabo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]