• Carregando...
democratas convenção
Senadora da Califórnia e candidata democrata à vice-presidência, Kamala Harris fala durante o terceiro dia da Convenção Nacional Democrata| Foto: Olivier DOULIERY/AFP

A mensagem central da terceira noite da Convenção Nacional Democrata, desta quarta-feira (19), para os eleitores: se prepare o quanto antes para votar pelo correio para não perder os prazos ou saia de casa para votar em 3 de novembro. Em um país cada vez mais polarizado como os Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório, estimular a participação dos eleitores já inclinados a votar em um determinado partido está se tornando uma missão cada vez mais importante, talvez até mais do que tentar convencer os indecisos a migrar para o seu lado.

Para vencer, o candidato Joe Biden precisa que um eleitorado tipicamente democrata se empolgue para votar em escala maior do que o registrado em 2016, quando a então candidata Hillary Clinton perdeu para o republicano Donald Trump mesmo tendo recebido 3 milhões de votos a mais. Por isso, é crucial motivar jovens, negros, latinos, mulheres e moderados desgostosos com a política.

"Por quatro anos, as pessoas me disseram: 'Não percebi o quanto ele era perigoso'. 'Gostaria de poder voltar e fazer de novo'. Ou pior: 'Eu deveria ter votado'", disse Hillary em um vídeo gravado para a terceira noite da Convenção Nacional Democrata. "Chame um amigo e use uma máscara. Não importa, vote como se suas vidas estivessem em jogo. Porque elas estão".

O ex-presidente Barack Obama, uma das figuras mais aguardadas da noite, também fez esse apelo. "Este governo [de Trump] mostrou que destruirá nossa democracia se isso for necessário para eles vencerem", disse Obama, referindo-se aos recentes comentários de Trump de que se ele não vencer as eleições em novembro é porque elas foram manipuladas. "Portanto, temos que nos ocupar construindo-a [democracia] - colocando todo o nosso esforço nestes 76 dias e votando como nunca antes - em Joe e Kamala e nos candidatos de cima a baixo na chapa [democrata], para que não deixemos dúvidas sobre o que este país que amamos defende - hoje e em todos os nossos dias que virão".

Assim como nos dois dias anteriores da convenção virtual, também não faltaram duras críticas ao atual morador da Casa Branca. Em um dos discursos mais contundentes contra o republicano desde que deixou a Casa Branca, Obama disse que Trump nunca "sentiu o peso do cargo" e tratou a presidência como se fosse um reality show para ganhar atenção.

A receita de apresentar Biden como a única alternativa para retirar o país da crise também foi repetida.

Nomeação de Kamala Harris como vice

A noite de quarta-feira oficializou o nome de Kamala Harris como a primeira mulher negra a disputar a vice-presidência dos EUA por um grande partido. Ao falar de sua trajetória pessoal, a senadora disse que está comprometida com valores que aprendeu com sua mãe - uma imigrante indiana. "Uma visão de país como sendo uma comunidade amada, onde todos são bem-vindos, não importa a aparência, de onde viemos ou quem amamos", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]