• Carregando...
O policial James Crowley (centro) toma cerveja com o professor Gates (de óculos), Obama e o vice Joe Biden: fim da polêmica | Saul Loeb/AFP
O policial James Crowley (centro) toma cerveja com o professor Gates (de óculos), Obama e o vice Joe Biden: fim da polêmica| Foto: Saul Loeb/AFP

Washington - No que deve ter sido o encontro de homens em torno de garrafas de bebida mais coberto e debatido em tempo real da história dos Estados Unidos, o presidente Ba­­rack Oba­ma, seu vice, Joe Biden, o intelectual negro Henry Gates Júnior e o policial branco James Crowley sentaram-se ontem à mesa de um jardim da Casa Branca para degustar cervejas geladas.

Apelidada pela imprensa local em tom de galhofa de "Cúpula da Cerveja’’, a reunião foi transmitida ao vivo pelas emissoras noticiosas do país, que acompanharam tudo em programas especiais, com mesas-redondas e comentaristas especialmente convidados.

Tamanha histeria justifica-se pelo contexto do encontro: no dia 16, Crowley prendeu por conduta desordeira Gates, que, após voltar de viagem, não conseguiu abrir a sua própria casa na cidade de Cambridge, onde leciona na conceituada Universidade Har­­vard; Obama comentou o assunto em sua mais recente entrevista coletiva, na semana passada, chamando a ação policial de "estúpida’’.

A intromissão executiva e a qualidade dos atores do incidente – Gates é um respeitado estudioso de raças; Crowley dá cursos antirracismo a seus colegas – foi o suficiente para reacender com vigor o debate racial de um país que, supostamente, tinha virado "pós-racial’’ desde a eleição de seu primeiro presidente negro.

Ativistas negros reafirmaram o que chamam de tendência de discriminação racial da polícia. Comentaristas conservadores passaram a chamar o presidente abertamente de racista pela primeira vez desde a posse. Para aliviar a tensão, o presidente voltou atrás no termo que usou e convidou professor e policial para uma rodada de cerveja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]