• Carregando...
Veja que EUA e Irã completam 30 anos de relação tumultuada |
Veja que EUA e Irã completam 30 anos de relação tumultuada| Foto:

Presidente pede desculpa por gafe sobre esportes para deficientes

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu desculpas ontem pela gafe que cometeu em entrevista em um programa de televisão americano no qual, brincando com sua inabilidade para jogar boliche, se descreveu como candidato ideal para as "Olimpíadas Especiais".

Leia a matéria completa

  • Veja que EUA e Irã estão do mesmo lado em conflitos e disputas comerciais

Washington - Pela primeira vez em quase 30 anos, um presidente norte-americano gravou vídeo conciliador dirigido ao povo do Irã, país com o qual os EUA não têm relações diplomáticas. Na madrugada de ontem, Barack Obama divulgou uma mensagem-surpresa por ocasião do Nowruz, feriado iraniano que marca a chegada da primavera e o ano novo persa, atualmente 1388.

Dizendo que "gostaria de falar diretamente ao povo e aos líderes da República Islâmica do Irã", Obama menciona "união", "novo começo" e "novo dia" entre os países. "Por quase três décadas as relações entre nossas nações têm estado em atrito", afirma. "Porém, neste feriado, recordamos a humanidade que nos une."

Obama reforça assim a política defendida na campanha, de engajar internacionalmente o regime dos aiatolás, melhorar a relação entre o país e Israel e evitar que Teerã use o domínio de tecnologia nuclear para a construção de armas.

"Temos sérias diferenças que foram aumentando com o tempo", diz, dirigindo-se aos líderes locais. "Meu governo está agora comprometido com uma diplomacia que aborde todo o espectro de assuntos entre nós, e em buscar laços construtivos entre EUA, Irã e a comunidade internacional. Esse processo não avançará com ameaças."

Xadrez israelense

Horas depois, o presidente de Israel, Shimon Peres, também colocou no ar uma mensagem dirigida ao povo iraniano, falada parcialmente em farsi, em que pede que os iranianos "voltem ao mundo iluminado". Israel é o principal aliado dos EUA na região e, desde a eleição de Mahmoud Ahmadinejad, vê recrudescer a retórica de Teerã, que prega a destruição daquele Estado.

Não ficou claro se a mensagem de Peres foi coordenada com a de Obama ou foi uma reação a ela. O porta-voz do Departamento de Estado disse que "teria de checar" se Israel avisou a Casa Branca. De qualquer maneira, o esforço duplo está sendo encarado como bom sinal por analistas. "Israel tenta claramente sair da situação de isolamento internacional parcial em que se colocou desde o conflito de Gaza", disse à reportagem Abbas Milani, do Centro de Estudos Iranianos de Stanford.

Reação

O governo do Irã saudou a proposta de Obama, mas pediu ação, não conversa, por parte de Washington. "A nação iraniana já mostrou que pode esquecer comportamentos precipitados, mas nós estamos esperando medidas práticas dos Estados Unidos", disse Aliakbar Javanfekr, um assessor do presidente Mahmoud Ahmadinejad. "O governo Obama até agora apenas falou", acrescentou, pedindo que Obama realize "mudanças fundamentais em sua política para o Irã".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]