• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo que se esforçará para que o Congresso aprove um novo acordo de armas Start com a Rússia e ressaltou que a antiga rival tem colaborado de maneira importante em questões-chave.

Obama e o presidente russo Dmitry Medvedev também discutiram um possível veto pela Geórgia à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), apoiada por Obama em sua política para retomar as relações com a Rússia.

"Eu reiterei meu compromisso de ter o tratado Start pronto durante o fim do mandato (dos parlamentares) e eu comuniquei ao Congresso que isto é uma alta prioridade", disse Obama após reunir-se com Medvedev na cidade japonesa de Yokohama.

Obama corre para aprovar o tratado antes da posse do novo Congresso, em janeiro, após a derrota do seu partido Democrata nas eleições parlamentares deste mês que lhe encolheu substancialmente a maioria no Senado.

Obama acrescentou que a Rússia tem sido uma "excelente parceira" em questões importantes aos EUA. O tratado Start e o avanço nas conversas para entrada na OMC são consideradas na Rússia como os grandes sucessos da política de reaproximação.

Obama e Medvedev assinaram o novo acordo de armas em abril e se comprometeram a cortar armas nucleares desenvolvidas em 30 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]