• Carregando...

A primeira missão de observadores da ONU chegará no domingo à Síria para supervisionar o cessar-fogo, disse à AFP um porta-voz das Nações Unidas.

"Imediatamente depois que o Conselho de Segurança aprovou a resolução, cinco ou seis observadores militares pegaram um avião. Provavelmente chegarão à Síria amanhã (domingo)", explicou Kieran Dwyer, porta-voz do departamento de operações para a paz da ONU, que acrescentou que outras 25 pessoas viajarão "nos próximos dias".

Uma parte dos observadores é proveniente da sede da ONU em Nova York, disse Dwyer.

"A maioria vamos mover de missões próximas à região, por isso teremos pessoas experientes", disse Dwyer.

"Sua principal tarefa será estabelecer um quartel-general e depois rapidamente tentarão entrar em contato com o governo sírio e com suas forças de segurança, assim como com as forças da oposição".

O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão opositora ao regime de Bashar al-Assad, comemorou a resolução deste sábado do Conselho de Segurança da ONU para o envio dos observadores à região.

Em um comunicado assinado por seu presidente Burhan Ghaliun e do qual a AFP recebeu uma cópia, o CNS diz estar "pronto para atuar para que o plano (do enviado Kofi) Annan tenha sucesso", em referência à instauração de um cessar-fogo após um ano de violência que deixou mais de 10 mil mortos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]