• Carregando...

A missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) também acompanhará o voto dos paraguaios residentes na Argentina e Estados Unidos, dois dos três países onde haverá eleições no dia 21, pela primeira vez na história da nação sul-americana.

Assessor técnico do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral paraguaio e encarregado de organizar o pleito fora do país, Luis Alberto Mauro, explicou que a OEA observará se as eleições irão se desenvolver com "garantias e transparência no exterior".

O censo eleitoral tem registrado 16.149 paraguaios aptos a votar na Argentina, 4.037 na Espanha e 1.795 nos Estados Unidos. No vizinho sul-americano e no país da América do Norte serão disponibilizados cinco locais de votação.

Hoje, o Tribunal Eleitoral paraguaio informou também que completou o processo de auditoria em todo o material que será enviado para a votação no exterior. O procedimento, realizado em Assunção, foi acompanhado por observador da OEA.

O chefe da missão da OEA no país, que será composta por 55 pessoas, é o ex-presidente de Costa Rica Óscar Arias. A União Europeia também enviou parte da equipe de observadores do bloco, assim como fará a Unasul.

As eleições de 21 de abril marcarão o fim do mandato de Federico Franco, que assumiu o poder em junho de 2012, após julgamento político parlamentar no qual foi destituído o presidente Fernando Lugo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]