• Carregando...
Conflito entre EI e forças curdas levantou nuvem de fumaça | Osman Orsal/Reuters
Conflito entre EI e forças curdas levantou nuvem de fumaça| Foto: Osman Orsal/Reuters

As forças curdas peshmerga lançaram uma nova ofensiva ontem, tendo como alvo extremistas do grupo Estado Islâmico no Iraque nas províncias de Diyala e Kirkuk, tomadas pelos extremistas em agosto, quando um terço do território iraquiano passou para o controle dos extremistas, disse Jaber Yawer, porta-voz das forças curdas.

Em Diyala, as forças peshmerga trabalham em conjunto com forças de segurança iraquianas para a retomada das cidades de Saadiya e Jalula, disse Yawer. Em Kirkuk, as forças curdas apoiadas por ataques aéreos norte-americanos, lançaram ataques para retomar o território perto da cidade de Kharbaroot, que fica a 35 quilômetros a oeste de Kirkuk.

Ataque

A ofensiva teve início no dia em que um suicida jogou um carro cheio de explosivos no coração de Irbil, matando pelo menos cinco pessoas.

Nenhum grupo havia assumido a responsabilidade pelo ataque na capital da região semiautônoma curda, embora as autoridades suspeitem do Estado Islâmico.

O grupo também é suspeito nos casos de três ataques com bombas em Bagdá que deixaram pelo menos dez mortos e cerca de 30 feridos.

O Estado Islâmico declarou a criação de um califado em áreas sob seu controle no Iraque e na Síria, onde governa sob uma rígida interpretação da lei da Sharia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]