• Carregando...
Policiais mexicanos patrulham praia em Cancún | Brett Gundlock/Bloomberg
Policiais mexicanos patrulham praia em Cancún| Foto: Brett Gundlock/Bloomberg

Autoridades no México descobriram na terça-feira oito corpos em vários locais em Cancún, um importante centro turístico mexicano e que atrai, todos os anos, milhares de turistas, inclusive brasileiros. Pelo menos uma vítima fora amarrada antes de ser baleada, enquanto outra foi morta enquanto estava deitada em uma rede, informou a Associated Press.

Outras vítimas foram jogadas nas ruas, desmembradas e colocadas em sacos plásticos, ou deixadas dentro de um táxi abandonado, segundo a agência de notícias. Todos os corpos foram encontrados fora da zona hoteleira da cidade, segundo a agência de notícias. 

As terríveis descobertas abalam a reputação de Cancún como um paraíso turístico no estado mexicano de Quintana Roo, um dos que normalmente estava protegido da violência que assola outras partes do México.

O Departamento de Estado dos EUA recomendou, na quarta-feira, que os “turistas tenham mais cautela no México, devido ao aumento da criminalidade.” Numa escala de 1 (precauções normais) a 4 (não viaje), o órgão dá a qualificação 2 para Cancun, o que significa que os viajantes devem redobrar os cuidados. É a mesma qualificação dada ao Brasil. 

Leia também: ï»¿Violência, corrupção e relações com os EUA: os três desafios do futuro presidente mexicano

"Se bem que a maioria destes homicídios estava direcionado, os assassinatos realizados por organizações criminosas e as batalhas entre grupos criminosos resultaram em crimes violentos em áreas frequentadas por cidadãos americanos", diz o comunicado. "Tem ocorrido incidentes com disparos que tem ferido ou matado pessoas.” 

Não é a primeira vez neste ano que um destino turístico mexicano é abalado por relatos de violência. No mês passado, cinco pessoas foram mortas e três ficaram feridas em um tiroteio depois que homens armados emboscaram a polícia em Cancún, informou a Associated Press. Em janeiro, tiroteios resultaram em mortes em outros dois importantes centros turísticos mexicanos: Acapulco e Los Cabos.

Em março, o Departamento de Estado fechou seu escritório consular em Playa del Carmen, outro popular balneário da costa caribenha do México, e emitiu um alerta de segurança para a cidade depois de receber "informações confiáveis" sobre uma ameaça. No entanto, as autoridades mexicanas insistiram que Playa del Carmen estava segura e que todo o turismo continuaria normal. 

No mês passado, um turista americano foi morto por uma bala perdida na Cidade do México durante um tiroteio. O tiroteio ocorreu quando Tatiana Mirutenko e seu marido estavam celebrando seu primeiro aniversário de casamento e comendo em Lomas de Chapultepec, um bairro rico da capital mexicana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]