• Carregando...
investigação coronavírus oms
Peter Ben Embarek fala em entrevista coletiva para encerrar a visita de uma equipe internacional de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) à cidade de Wuhan, na província chinesa de Hubei, em 9 de fevereiro de 2021| Foto: Hector RETAMAL/AFP

A OMS afirmou nesta terça-feira (9) que é improvável que o novo coronavírus tenha vazado de um laboratório de Wuhan, na China, onde o surto de Covid-19 começou, embora ainda não tenha conseguido determinar a origem do vírus.

O especialista em segurança alimentar e doenças animais da OMS, Peter Ben Embarek, que está liderando a investigação sobre a origem do vírus na China, afirmou que muito provavelmente o Sars-Cov-2 passou para os humanos por meio de uma espécie intermediária, embora não se saiba qual. Ele admitiu que "investigações mais específicas e precisas" para comprovar esta teoria são necessárias.

Depois do surto de Sars na China em 2002, o Instituto de Virologia de Wuhan passou a coletar extensas amostras de coronavírus. Isso levou a suspeitas, não comprovadas, de que o novo coronavírus pode ter acidentalmente vazado do laboratório, infectando a comunidade. A China nega essa possibilidade, mas a falta de transparência do governo desde o início da pandemia e a resistência que impôs à investigação sobre a origem da doença têm o efeito de promover teorias como esta.

Uma equipe de especialistas designados pela OMS só conseguiu entrar no país para investigar o vírus um ano depois que os primeiros casos de Covid-19 se tornaram públicos, após meses de negociação com Pequim. A missão da OMS visitou, na semana passada, hospitais, institutos de pesquisa e o mercado de frutos do mar de Wuhan, local onde os primeiros casos de Covid-19 apareceram.

"A hipótese de um acidente em um laboratório é extremamente improvável para explicar a introdução do vírus no homem", declarou Ben Embarek, ao encerrar a visita da equipe da OMS a Wuhan – que foi o primeiro passo da investigação sobre a origem do vírus. "Na verdade, ela não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]