• Carregando...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a Israel que acabe com o bloqueio aos territórios palestinos, dizendo que a medida está provocando a falta de remédios, principalmente na Faixa de Gaza.

O encontro anual da OMS, a Assembleia Mundial da Saúde, que acontece nesta semana em Genebra, aprovou uma resolução com 63 Estados membros votando a favor. Oito países votaram contra, 51 se abstiveram e outros 63 se ausentaram durante a votação.

A resolução, apresentada por Argélia, Bahrein, Bangladesh, Cuba, Líbia, Kuwait, Nicarágua, Omã, Paquistão e Venezuela, "pede que Israel imediatamente coloque um fim ao fechamento dos território palestinos ocupados, particularmente ao bloqueio dos pontos de cruzamento com a Faixa de Gaza, o que está provocando uma séria escassez de remédios e suprimentos médicos".

A resolução também pediu que seja permitida a "passagem segura para as ambulâncias palestinas, bem como o pessoal médico receba tratamento de proteção e respeito".

Os países da União Europeia se abstiveram de votar, dizendo que buscavam um texto "mais balanceado" que colocasse o foco na saúde, mas isso não se refletiu na resolução.

Em 2009, a Assembleia já havia passado uma resolução pedindo que o bloqueio fosse imediatamente abrandado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]