• Carregando...

Carro-bomba explode em dia de peregrinação

Bagdá – Um carro-bomba atingiu ontem um mercado em uma região curda da cidade de Kirkuk (norte do Iraque), matando ao menos oito pessoas e deixando dezenas de feridos, segundo informações da polícia. Também ontem, ao sul de Bagdá, o Exército dos Estados Unidos informou que um helicóptero militar foi atacado e teve que pousar, deixando dois soldados feridos.

A violência ocorre apesar de um toque de recolher emitido em Kirkuk, Bagdá e em várias áreas do Iraque devido à peregrinação de milhares de xiitas em memória de um imã morto a 1.200 anos. Em anos anteriores, a peregrinação foi marcada por graves episódios de violência.

O helicóptero norte-americano estava a caminho de uma missão de apoio quando foi forçado a pousar em Youssifiyah, disse o Exército, que não deu detalhes sobre o suposto ataque. Os militares recuperaram o helicóptero.

Nova Iorque – O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade ontem uma resolução que determina a expansão do papel da instituição no Iraque. O papel da ONU estará concentrado em reconciliar os grupos rivais no país, lidar com a crise social e angariar apoio de países vizinhos do Iraque.

Com a aprovação do Conselho, o mandato da Missão de Assistência para o Iraque (Unami), que terminaria ontem, ganha mais um ano.

A resolução autoriza a ONU, a pedido do governo iraquiano, a ajudar a promover negociações políticas entre os diversos grupos étnicos e religiosos do país. Os diálogos regionais vão envolver temas como segurança, energia e refugiados.

Os Estados Unidos e o Reino Unido, apoiadores da resolução, disseram que a ONU deveria assumir um papel mais determinante para trazer paz ao Iraque. O argumento dos dois países é de que a organização é vista como uma parte mais neutra e que pode atuar como uma facilitadora de conversas entre diversos grupos. "(A adoção do texto) marca uma nova fase importante no papel da ONU no Iraque'', disse Zalmay Khalilzad, embaixador dos EUA na ONU.

"A ONU está profundamente comprometida em ajudar as pessoas do Iraque'', disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao falar sobre a resolução. "Um futuro pacífico e próspero vai ser criado pelos iraquianos com a ajuda da comunidade internacional'', disse Ban.

Em uma carta ao CS da ONU, o ministro de Relações Exteriores do Iraque, Hoshyar Zebari, afirmou que é de interesse de seu país uma ampliação no trabalho da ONU nas questões humanitárias e políticas.

No Iraque, a ONU já ajudou a organizar eleições, atuou no processo de Constituição do país e a deu assistência no desenvolvimento de instituições governamentais. No entanto, as ações da organização no dia-a-dia no país foram restritas, devido a preocupações de segurança.

A ONU anunciou na última terça-feira que espera aumentar seu pessoal no Iraque de 65 para 95 pessoas até outubro.

O escritório da ONU em Amã, na Jordânia, deve ficar mais focado nos programas humanitários, enquanto o de Bagdá se concentrará na assessoria técnica ao governo iraquiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]