• Carregando...
Cartazes para busca de israelenses dizem: “tragam de volta nossos garotos”. Suspeita de sequestro causa tensão | Abir Sultan/Reuters
Cartazes para busca de israelenses dizem: “tragam de volta nossos garotos”. Suspeita de sequestro causa tensão| Foto: Abir Sultan/Reuters

Resposta

Forças israelenses fazem ataques aéreos em retaliação à Síria

Agência Estado

O governo sírio informou ontem que uma série de ataques aéreos israelenses contra seu Exército, em retaliação a um violento ataque na fronteira, matou quatro pessoas e deixou outras nove feridas. Segundo o governo sírio, o ataque foi uma "flagrante violação" à soberania da Síria.

Comunicado do Ministério de Relações Exteriores da Síria diz que cinco aviões de guerra israelenses realizaram os ataques, acompanhados de disparos de morteiros e de tanques.

Danos

O documento relata que a ação provocou graves danos às posições e aos equipamentos sírios. Rami Abdurrahman, diretor do Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo sediado em Londres, disse que os ataques israelenses destruíram dois tanques, duas baterias de artilharia e a sede da 90ª Brigada síria.

O Exército de Israel disse que "ataques diretos foram confirmados" contra os alvos, localizados perto do local do ataque nas Colinas de Golã.

A ONU qualificou ontem como "crítica" a situação no Oriente Médio e exigiu que todas as partes assumam responsabilidades, em meio ao aumento da tensão por causa da operação militar israelense contra o Hamas após o desaparecimento de três jovens judeus na Cisjordânia.

"Com as discussões de paz suspensas desde o final de abril e apesar da moderação que mostraram inicialmente as partes, a situação no terreno voltou a ficar muito volátil, com vários eventos preocupantes", disse o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman.

Em um discurso perante o Conselho de Segurança, Feltman relatou a situação criada após o desaparecimento de três estudantes israelenses perto de Hebron, que aparentemente foram sequestrados, e as ações realizadas pelo governo de Israel após o episódio.

Além disso, mostrou preocupação pela greve de fome que presos palestinos estão realizando, pelo anúncio de novos assentamentos e pela violência em Gaza.

"Todos estes assuntos, sobre os quais a ONU se pronunciou de maneira inequívoca, só podem ser resolvidos se as partes atuarem de forma responsável e com moderação", afirmou o diplomata.

Segundo Feltman, só a partir disto será possível voltar ao caminho das negociações de paz.

Números

A ONU informou os membros do Conselho de Segurança sobre o aumento "significativo" do número de palestinos detidos, assassinados e feridos no último mês. O organismo afirmou ainda que 12 membros das forças de segurança israelenses ficaram feridos.

Feltman disse que a violência está complicando as tarefas do novo governo de unidade palestino e criticou a continuidade da construção de assentamentos israelenses considerados "ilegais sob a lei internacional".

"As duas partes têm a responsabilidade de exercer a máxima moderação para conter essa uma situação de segurança crítica", advertiu o subsecretário da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]