• Carregando...

Nações Unidas – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse ontem que ele discutiu com o Conselho de Segurança a possibilidade de despachar uma força multinacional de paz para a Faixa de Gaza, após líderes israelenses e palestinos se mostrarem favoráveis à proposta.

Ban disse aos repórteres, após seu almoço mensal com representantes dos quinze países que participam do Conselho, que nenhuma decisão ainda foi tomada. "Essa é uma idéia que precisa amadurecer e eu troquei visões sobre a questão com os integrantes do Conselho de Segurança há algumas horas," disse Ban.

Ban afirmou que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, lhe levou a idéia de uma força multinacional de paz, durante uma conversa telefônica na terça-feira, pedindo a ele que "considere esta questão." A sugestão ocorre à medida que acontece uma escalada no confronto entre o partido de Abbas, o Fatah, e o movimento islâmico Hamas. Ban disse que o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, também sugeriu o envio de uma força de paz da ONU à Faixa de Gaza.

Já o chefe das forças de paz de ONU, Jean-Marie Guehenno, lembrou que "qualquer envio de uma força militar de paz precisa se basear em um acordo político, do qual participem todos os envolvidos." Isso significa que o envio da força precisaria do acordo do Hamas. Além disso, o envio da força precisa ser aprovado pelo Conselho de segurança.

O governo francês exortou a comunidade internacional a retomar a ajuda financeira aos palestinos. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, a França considera a retomada da ajuda econômica imprescindível para a "estabilização dos territórios palestinos e o relançamento de um processo de paz’’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]