• Carregando...
Membros da ONU durante a avaliação do acordo nuclear histórico entre Irã e potências mundiais | MIKE SEGAR/REUTERS
Membros da ONU durante a avaliação do acordo nuclear histórico entre Irã e potências mundiais| Foto: MIKE SEGAR/REUTERS

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas endossou nesta segunda-feira (20) o acordo para conter o programa nuclear iraniano em troca do alívio de sanções, mas será capaz de restaurar as penalidades impostas pela ONU durante a próxima década caso Teerã descumpra o acordo histórico.

Os 15 membros aprovaram por unanimidade a resolução que foi negociada como parte de um acordo feito em Viena na semana passada entre o Irã e grandes potências.

Em troca do alívio de sanções dos Estados Unidos, União Europeia e ONU, o Irã será sujeito a contenção de longo prazo do seu programa nuclear, que o Ocidente suspeita ter objetivo de criar uma bomba atômica, mas o qual Teerã defende ser pacífico.

Também nesta segunda-feira, o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, Mohammed Ali Jafari, disse que o acordo é inaceitável, segundo a agência de notícias Tasnim.

“Algumas partes do acordo claramente cruzaram os limites da República Islâmica, especialmente nas capacidades militares iranianas. Nunca iremos aceitar isso”, disse Jafari antes da resolução ser aprovada em Nova York, segundo a agência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]